quinta-feira, 25 de abril de 2013

Você está convidado para a Reunião do CSPU

 

Pauta: Ufologia

Abertura: !9:00h Abertura e conceituação com Jacinto Pereira

Informes e Depoimentos: Com palavra facultada a todos;

Palestra: Caso Valdés. Um contato de policiais chilenos com um Óvni

Expositor: O Enfermeiro e Ufólogo Jander Magalhães

Debatedor: Jacinto Pereira

22:00h: Encerramento

A entrada é Franca

Não esqueça, dia 26/04/2013.

Local: Educacional Ieducare, na Rua Dr. João do Monte, nº 343 - Centro, Sobral-CE por detrás do Hospital Dr. Estevão 

Você está convidado

Jacinto Pereira

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Números confirmam êxito do Governo Dilma e consolidação de novo modelo de desenvolvimento

 

email

O governo divulgou, neste mês, a primeira edição do Caderno Destaques de 2013, com dados resumindo os 26 meses da gestão da presidenta Dilma Rousseff, especialmente nas áreas prioritárias. A partir das informações apresentadas pelo documento, deputados petistas comemoraram os resultados e enalteceram o “rumo certo” trilhado pelo País.

A lista de pontos positivos é extensa, a começar pela área econômica. Em 2012 foram gerados 1,3 milhão de empregos, o que representa um crescimento de 3,47% em relação ao estoque registrado em dezembro de 2011. Houve expansão em todos os estados da federação e nos oito grandes setores econômicos, com destaque para construção civil (5,09%), comércio (4,52%) e serviços (4,36%). A taxa de desemprego metropolitano em fevereiro passado foi de 5,6%.

A taxa básica de juros, a Selic, que desde agosto permanecia no patamar de 7,25%, menor índice da história, sofreu um leve aumento e passou para 7,50% na semana passada, patamar que ainda favorece o resultado fiscal, desonera o investimento produtivo e diminui a pressão sobre a taxa de câmbio.

Apesar do baixo crescimento do PIB, em 2012 o consumo das famílias cresceu 3,1%, chegando ao nono ano consecutivo de expansão. Além disso, a produção industrial subiu 2,5% em janeiro de 2013, em relação a dezembro de 2012. A inflação, cujo retorno foi alardeado pela oposição conservadora, ficou pelo oitavo ano consecutivo dentro do limite da meta estabelecida pelo Banco Central, encerrando o ano de 2012 em 5,84%, considerando o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Para o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), o Destaques demonstra o êxito do governo, sobretudo na área econômica e na melhoria da qualidade de vida da população. “Os números falam por si. Revelam os acertos da presidenta Dilma Rousseff e evidenciam que não há risco de volta da inflação, ao contrário do que os agourentos pregam. Geramos mais de um milhão e trezentos mil empregos em 2012 e, aliado ao aumento salarial e à distribuição de renda, esse é o crescimento que nos interessa, pois não cabe mais a ideia de que basta o ‘bolo’ crescer, como queriam os neoliberais”, disse Guimarães.

Na opinião do deputado Afonso Florence (PT-BA), os números do governo indicam a consolidação do modelo de desenvolvimento construído pelas gestões petistas no governo federal, que alia o crescimento econômico à distribuição de renda e à inclusão social e produtiva. “São dados irrefutáveis que comprovam o acerto da gestão macroeconômica, apesar de toda a crise financeira mundial.
Estamos mantendo o nível de emprego e os investimentos públicos, especialmente com o PAC, avançamos ainda mais no combate à pobreza, através do Brasil Carinhoso, e todos os dados mostram que o Brasil consolidou o seu novo modelo de desenvolvimento”, avalia Florence.

José Guimarães ressaltou também a forte redução do endividamento público em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). “A dívida pública representa 35% do PIB, que é o menor patamar desde 2002, quando esse endividamento alcançava 60% do PIB. Fizemos com responsabilidade, mas sem deixar de reconstruir o Estado e de fortalecer enormemente os investimentos sociais”, frisou o líder.

Fonte: Liderança do PT na Câmara

terça-feira, 23 de abril de 2013

Lula recebe hoje homenagem em Nova York por atuação no combate à pobreza

 

lulapositivo4O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado ontem, em Nova York, no jantar anual do prêmio Em Busca da Paz, promovido pelo International Crisis Group (http://www.crisisgroup.org/), junto com o presidente de Mianmar, Thein Sein. Segundo a organização, o Prêmio do Crisis Group "é uma oportunidade para celebrar figuras inspiradoras do governo, diplomacia e políticas públicas, cuja liderança visionária tenha transformado a vida de milhões e trazido a promessa de um mundo livre de conflitos".

O ex-presidente dos EUA Bill Clinton e o Prêmio Nobel da Paz Martti Ahtisaari e o financista e filantropo George Soros são algumas das personalidades que já receberam a honraria.

O prêmio para o ex-presidente Lula, segundo comunicado do Crisis Group, é por ele ter “impulsionado o Brasil a uma nova era econômica e política, tirando milhões de pessoas da pobreza. Sobre esta base sólida, seu governo se tornou um ator regional e mundial crucial, com uma agenda social e trazendo uma abordagem Sul-Sul para a cooperação internacional e o desenvolvimento global”.

A organização lembra ainda que Lula ofereceu aos seus vizinhos regionais uma parceria, fazendo da integração uma realidade concreta. A diplomacia brasileira também ajudou os seus vizinhos da América do Sul a enfrentar suas próprias crises internas. Além disso, a solidariedade do Brasil para com a África também foi notável, com o país abrindo 17 novas missões diplomáticas no continente durante o governo de Lula. O Brasil também assumiu o comando da operação de manutenção da paz no Haiti e da parte naval da missão da ONU no Líbano.

“O governo Lula desenvolveu uma diplomacia autônoma, em harmonia com as exigências da globalização e com os seus projetos de desenvolvimento. Alianças variáveis permitiram a nação a exercer uma presença mundial e aprofundar sua influência. Coalizões, parcerias estratégicas e novas alianças do Brasil permitiram ao país e a seus parceiros preencher o vácuo de poder no campo internacional.”

domingo, 21 de abril de 2013

Ligue e Participe

Quem acompanha o Programa Radio Debate, com certeza já ouviu comentários sobre a geopolítica, a geoeconomia, a teoria da conspiração, as catástrofes geológicas e análise da conjuntura política brasileira. Não deixa de haver comentários sobre fatos locais, além de quando em vez, algo sobre ufologia. Se você gosta de algum desses assuntos, está convidado para nos ouvir pela Rádio Pioneira Am 830 KHz de segunda a sexta de 08 às 09 horas. www.pioneiraam830.com.br

88 36132227 e 88 36132740

Meu celular continua o mesmo: 88 99210172

OVNIs - Ministério da Defesa recebe ufólogos para tratar de documentos

image001
  

Membros da Comissão Brasileira de Ufólogos e representantes das Forças Armadas reuniram-se na tarde de quinta-feira -18ABR13 -, no Ministério da Defesa, para tratar do acesso a documentos militares que tratam de relatos envolvendo Objetos Voadores Não Identificados -OVNIs.

Membros da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e representantes das Forças Armadas reuniram-se na tarde de quinta-feira (18ABR13), no Ministério da Defesa (MD), para tratar do acesso a documentos militares que tratam de relatos envolvendo Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs).
O encontro foi o desdobramento de uma reunião ocorrida no início de fevereiro, quando o ministério debateu procedimentos administrativos para responder a requisição de informações feitas por mais de 30 conferencistas do Brasil no IV Fórum Mundial de Ufologia.
Na ocasião, determinou-se que todos os documentos sob responsabilidade da Marinha, do Exército e da Aeronáutica relacionados ao assunto fossem tornados públicos, como estabelece a Lei de Acesso à Informação (LAI).
Durante a reunião desta quinta, os pesquisadores relataram as dificuldades encontradas para acessar documentos classificados como secretos e ultrassecretos. “Existem muitas questões sem resposta em casos famosos como o de Varginha, o da Corveta Mearim e da Ilha de Trindade”, disse Ademar Geavaerd, editor da revista UFO.
O secretário de Coordenação e Organização Institucional do Ministério, Ari Matos, afirmou que as informações que ainda não se tornaram públicas são exceções. “A regra geral é disponibilizar todos os documentos. Alguns casos ainda têm que obedecer ao prazo legal, mas isso é uma questão que em breve será solucionada”, completou.
Segundo o diretor do Departamento de Organização e Legislação do MD, Adriano Portella, a Defesa tem feito todo o esforço para cumprir os prazos estabelecidos pela LAI no que diz respeito à desclassificação e publicação dos documentos. “A lei determina o prazo de dois anos, a partir de sua promulgação, para a revisão das informações classificadas como secretas e ultrassecretas”, explicou Portella. “Esse trabalho já está sendo feito, e os documentos serão desclassificados dentro do prazo legal”.
Na avaliação de Ari Matos, o resultado mais importante do encontro foi estabelecer uma relação de parceria com os ufólogos. “A LAI abriu a possibilidade de o grande público acessar diversas informações produzidas pelo governo. É preciso criar um caminho regular de contato que atenda aos interesses da comunidade de ufólogos e da sociedade”, disse o secretário.
Ao final do encontro, os ufólogos comemoraram a iniciativa. “Essa é uma data que vai entrar para a história da Ufologia”, disse Fernando Aragão, da revista UFO. “É a primeira vez que o Ministério da Defesa de um país chama ufólogos para conversar formalmente sobre discos voadores”, celebrou. “Estamos otimistas com a porta que nos foi aberta e esperamos avançar nas discussões”, disse Aragão.


 

Ministério da Defesa abre documentos confidenciais sobre óvnis

sábado, 20 de abril de 2013

LULA NO GUINNESS BOOK

 

 
Publicado em Sexta, 19 Abril 2013 12:51
Escrito por Jussara Seixas

    Por Jussara Seixas

    Vou concordar com o eterno candidato Serra: Lula deveria estar no Guinness Book. O presidente Lula, quando assumiu a presidência da República, em 2003, recebeu de FHC, do PSDB, um país quebrado, falido. O desemprego era recorde, a economia estava em cacos, a divida com o FMI era imensa.

    A miséria do povo brasileiro era assustadora. 54 milhões de pessoas viviam abaixo da linha pobreza (IBGE 2002). O pobre não tinha como estudar, como cursar uma universidade, não tinha casa própria, não tinha luz, não tinha crédito, não tinha conta bancária, não tinha dignidade. O atendimento no INSS e no SUS era um horror, as filas eram imensas para quem desejava se aposentar e para quem necessitava dos hospitais. Não existia a Farmácia Popular, não existia distribuição de medicações gratuitas de uso continuo, o salário mínimo era uma miséria, o salário da fome. Teve também o apagão, o afundamento da P36, a epidemia de dengue, as privatizações escusas. O povo brasileiro comeu o pão que o diabo amassou no governo de FHC, do PSDB. LULA O presidente Lula, em pouquíssimo tempo, com muita luta, competência, garra e determinação, transformou o Brasil em um país muito melhor, em um país de todos. Colocou a economia no rumo certo, em 8 anos de governo ele gerou mais de 10 milhões de empregos; colocou milhares de jovens pobres nas universidade com PROUNI. Levou luz aos rincões do Brasil, deu aumento real ao salário mínimo, aumentou o poder aquisitivo do povo brasileiro. Com o Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do mundo, Lula tirou milhões de pessoas da pobreza extrema, deu esperança e dignidade para milhões de pessoas. Com o programa Minha Casa Minha Vida milhares de pessoas conseguiram a tão sonhada casa própria. O INSS e o SUS mudaram para muito melhor, as filas intermináveis acabaram, agora é tudo com hora marcada pelo telefone ou pela internet. E o mais importante, os benefícios solicitados saem bem rápido. Hoje o povo brasileiro tem a mesa farta, tem crédito para comprar o que necessitar, o que quiser. Acabou a era dos agiotas. Lula deveria entrar no Guinness Book como o presidente que deixou o mandato com a mais alta popularidade, mais de 80%. Lula deveria entrar no Guinness Book como o presidente que mais prêmios e honrarias recebeu internacionalmente pela sua luta contra a miséria, a fome, a desigualdade social e pela paz. Lula é respeitado e admirado no mundo todo. Como disse o presidente Obama, Lula é "o cara"; segundo Bono, vocalista do U2, em recado ao povo brasileiro: "Lula é um tesouro global"; e como diz o povo brasileiro, "Lula guerreiro do povo brasileiro". Lula deveria mesmo estar no Guinness Book como o melhor presidente que o Brasil já teve e o maior estadista do século XXI.

    quarta-feira, 17 de abril de 2013

    Lula em Belo Horizonte: “Apenas começamos uma caminhada”

     

    No segundo seminário que comemora os 10 anos de governo democrático e popular, o ex-presidente Lula destacou na noite de segunda-feira (15), em Belo Horizonte, que o silêncio é a marca de ditaduras e não de democracias. Ele ressaltou a importância de a sociedade manifestar seus interesses e anseios. “A democracia não é um pacto de silêncio”, afirmou.
    O ex-presidente relembrou conquistas do governo, sobretudo na área de educação, que foi o tema do encontro, e disse que “apenas começamos uma caminhada”, em referência aos novos desafios que agora se colocam. Seu discurso foi seguido pelo da presidenta Dilma Rousseff, que também argumentou que os avanços obtidos na última década geram novas demandas do povo. “Quem se beneficiou pelo Luz para Todos agora quer inclusão digital”, ressaltou, explicando que essa é a alavanca que move a sociedade.
    O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou os resultados da política de educação nos últimos anos e os próximos desafios. Ele ressaltou que “a única forma de continuar aumentando emprego e salário é qualificando nossos trabalhadores”. O ministro abordou os avanços nas mais diversas áreas da educação, entre elas, a qualificação de professores, o ensino técnico, a inclusão de pessoas com deficiência e o Prouni. Ele também falou da importância do Enem como porta de entrada democrática para o ensino superior: “Os pobres vão entrar na universidade e a porta é o Enem”.
    O encontro teve a participação do presidente nacional do PT, Rui Falcão, do presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, e de representantes de diversos partidos aliados, além de ministros e parlamentares.

    domingo, 14 de abril de 2013

    Parabéns CSPU pelos seus 14 anos de atividade

     

    image

    Hoje 14 de Abril, fazem 14 anos da criação do nosso grupo de pesquisa para o fenômeno ufo e outras coisas estranhas acontecidas em Sobral e municípios próximos. Foi num dia como hoje que aprovamos o estatuto e registramos em ata. Seu Estatuto foi divulgado em 30 de Junho de 1999 na Imprensa Oficial do Município de Sobral e registrado em cartório em 13 de Dezembro do mesmo ano. O CSPU tem como finalidade investigar e divulgar a casuística ufológica nas regiões Norte e Noroeste do Ceará. Jacinto Pereira de Sousa, Franklin Adolfo Pinotti Bevenuti, David Mendes de Sousa, Cláudio Rodrigues Dias, Antônio Romão Silva, Antônio Coelho Sousa, Francisco Ferreira da Mota, Francisca Eleni Mota, Manoel Segismundo Pessoa dos Santos Parente Viana, Carlúcio Campos de Souza, Reginaldo Vasconcelos de Athayde, Antônio Dartagnan Salmito de Melo e Maria do Socorro Rodrigues Costa foram os primeiros filiados. Antes da criação do CSPU, esses ufólogos se reuniam eventualmente para socializar informações ufológicas, a esses encontros, que acontecia sempre em restaurantes locais, denominava-se de Ufonight

    DSCF1545

    O CSPU é um dos poucos grupos de pesquisa no Brasil que mantem atividade constante. Fazemos vigílias (como nesta sexta-feira última, quando eu e Elenilton Roratto estivemos de plantão numa pedreira no município de Massapê, esperando  por um suposto óvni que, segundo moradores da área, passava toda sexta entre 23 e 01 hora, mas nesta ele falhou e não vimos nada parecido), palestras e intercâmbio de informação com outros grupos de pesquisa. Também mantemos encontros mensais, para socialização de novidades relacionadas ao Fenômeno Ufo. Acima foto da ultima reunião.

    No próximo dia 26 estaremos reunidos no auditório da Educacional Ieducare,  na Rua Dr. João do Monte, nº 343 - Centro, por detrás do Hospital Dr. Estevão e atrás do Abrigo Sagrado Coração de Jesus, sede da Diocese de Sobral

    A Pauta: !9:00h Abertura e conceituação com Jacinto Pereira; Informes e depoimentos com palavra facultada a todos; Apresentação minuciosa do Caso Valdez com Jander Magalhães, um dos casos chamados Clássicos da Ufologia mundial. Debate e encerramento as 22 horas.

    A entrada é franca

    Jacinto Pereira

    sábado, 13 de abril de 2013

    Local da próxima Plenária do CSPU

    Prezado amigo e presidente Jacinto Pereira, conforme solicitação do CSPU, o Grupo Educacional Ieducare, está disponibilizando para o dia 26 do decorrente mês, o auditório da Instituição para a realização da reunião. O endereço fica na rua Dr. João do Monte, nº 343 - no centro da Cidade, por detrás do Hospital Dr. Estevão e atrás do Abrigo, sede da Diocese de Sobral

     

    Elenilton Roratto.

    domingo, 7 de abril de 2013

    Denise Pereira e Jonas Brandão testemunharam Óvnis em Sobral

     

    DSC00041P9210183

    Denise Pereira, o Ufólogo Jacinto Pereira e Jonas Brandão

    Na tarde de hoje (21/07/04), por volta das 14:30 quando olhava distraidamente para o céu na direção do nascente pude observar uma curiosa mancha branca movendo-se calmamente no céu a frente das nuvens, chamando os outros membros da família, para olhar também vimos não se tratar de somente uma, outras duas menores acompanhavam de longe.

    Em dado momento a primeira aparente esfera branca elevou-se diminuindo seu tamanho e fazendo uma lenta curva. Uma das menores emparelhou-se junto a maior por alguns segundos antes de efetuar uma curva fechada e seguir em outra direção, enquanto olhava a primeira esfera afastar-se a terceira que parecia quase imóvel e afastada acabou por sumir por trás de uma nuvem e desapareceu totalmente.

    A primeira ainda continuou lentamente na mesma direção até realizar uma curva elíptica voltando para perto do ponto inicial onde passou vários minutos acompanhando uma fina nuvem, saindo e entrando numa grande nuvem onde desapareceu de minha visão.

    Durante todo o avistamento o céu estava claro com algumas nuvens, e ouvia-se apenas o barulho do trânsito próximo.

     

    Meu nome é Jonas Pereira Brandão, fui um dos poucos que
    tiveram o privilégio de ver os objetos que no caso eram três, isso
    aproximadamente às 14:30 h da tarde do dia 21 de julho de 2004.
    O primeiro que vi era do tamanho de uma bila grande, mas aos poucos ela distanciou-se ficando com o tamanho aproximadamente de uma esfera, mudando de vista para o lado sul, pude localizar mais dois porém todos eles viajavam em direções diferentes.
    No binóculo dava para ver do tamanho de um prato mas com formato irregular, mas o que mais me encantou foi sua cor porque devido a claridade do sol e as nuvens juntamente com sua cor branca davam um destaque enorme. Era muito bonito e fiquei encantado com vontade de vê-lo mais próximo e bem mais detalhado.

    Aniversário de meu sogro na casa de seu filho Ribamar

    DSCF1562

    Primeira fila da foto: Eu, Jacinto Pereira, meus cunhados: Evaldo, o caçula, Hélio e José o primogênito; Lucimar, minha esposa, o sogrão aniversariante, sua esposa Rita, Ribamar e Raimundo,  irmão do homenageado. Na segunda fila os netos, menos a última, Cleia, minha cunhada. 

    Ontem (sábado 06), meu cunhado Ribamar, ex vereador de Meruoca, recebeu em sua casa parte dos  familiares para comemorar o aniversário de seu pai Antônio Fernandes de Sousa, muito animado por sinal. Almoço, banho de piscina e uma boa conversa depois dos parabéns. Juntos desejamos tudo de bom para este grande cidadão, exemplo de trabalho e luta, para melhorar cada vez mais as condições de vida das pessoas de sua comunidade, o Distrito de Camilos, Meruoca-CE. Hoje continua sendo o grande conselheiro de toda a família, principalmente na política. Parabéns exemplar amigo.

    DSCF1564

    quarta-feira, 3 de abril de 2013

    Dilma anuncia mais R$ 9 bilhões para combater efeitos da seca no Nordeste

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    A presidenta Dilma Rousseff anunciou ontem durante reunião com os governadores do Nordeste, em Fortaleza, a ampliação de medidas emergenciais para reduzir os impactos negativos causados pela seca, considerada a pior dos últimos 50 anos. Entre as iniciativas, está o aumento da oferta de água por meio de carros-pipa, cisternas e poços profundos; a melhoria na logística de distribuição de milho; e a ampliação de crédito para os agricultores. “O montante de recursos para as medidas apresentadas pelo governo devem chegar a R$ 9 bilhões”, afirmou o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE).
    O petista, que também participou da reunião com a presidenta, destacou que de abril de 2012 até abril desde ano foram liberados pelo governo federal R$ 7,6 bilhões para reduzir as consequências da seca. “Esse montante, somados aos R$ 9 bi anunciados agora, é o maior volume de verbas já liberado para amenizar os efeitos da estiagem no semiárido”, afirmou. O deputado acrescentou que o impacto econômico será grande e capaz de amenizar o sofrimento do nordestino, de forma especial dos que moram na área rural dos municípios atingidos.
    O governo, explicou Guimarães, vai prorrogar as dívidas agrícolas por 10 anos para os agricultores prejudicados na região da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que estejam em situação de emergência. Pela medida anunciada, as dívidas prorrogadas são de empréstimos tomados entre 2012 e 2014, e os pagamentos começarão em 2015, para os agricultores empresariais, e, em 2016, para os familiares.
    Simplificação – Segundo o líder petista, outra medida anunciada pela presidenta Dilma, bastante elogiada e esperada por governadores e prefeitos, foi a simplificação do procedimento de repasse de recursos, tendo em vista que a situação na maioria das cidades é emergencial. “Vamos adotar todas as formas de repasses: após a licitação, transferiremos 30% dos recursos, e, feita a prestação de contas, os recursos sairão sucessivamente”, explicou a presidenta.
    O deputado José Guimarães disse ainda que os estados e municípios que tiverem algum tipo de fundo de desenvolvimento terão repasses diretos por meio de órgãos semelhantes do governo federal. Para quem não tiver o fundo, o governo vai manter a forma tradicional de repasses, por meio do convênio.
    Água – Pelas medidas anunciadas, a frota responsável pela distribuição de água – que é coordenada pelo Exército e conta hoje com 4.746 carros-pipa em 777 municípios – será ampliada para 6.170 carros-pipa. A presidenta Dilma disse que já foram entregues 270.611 novos poços para consumo humano e que o governo assume o compromisso de acelerar a entrega de 130 mil até julho e mais 110 mil até o fim do ano. Quanto às cisternas usadas na produção agrícola e pecuária, a presidenta afirmou que foram entregues 12.369. A meta de construir mais 27 mil, até 2014, foi ampliada para 67 mil.
    Milho – José Guimarães disse que – além da ampliação da oferta de milho, com 340 mil toneladas para os meses de abril e maio – Dilma autorizou melhorias na logística para que o grão chegue rapidamente para socorrer os rebanhos que estão morrendo por falta de comida. “O governo federal vai encaminhar o milho de navio até os portos, e os estados e municípios ficarão responsáveis pela distribuição do alimento em seus estados”, explicou.

    Governo investirá R$ 2,1 bi em equipamentos para municípios atingidos pela estiagem

    Os 1.415 municípios do semiárido brasileiro atingidos pela pior estiagem dos últimos 50 anos vão receber do governo federal uma máquina retroescavadeira, uma motoniveladora, um caminhão-pipa, um caminhão-caçamba e uma pá-carregadeira. A medida faz parte do PAC Equipamentos e foi anunciada ontem pela presidenta Dilma Rousseff, durante reunião com governadores do Nordeste, em Fortaleza. O custo do PAC Equipamento por município será de R$ 1,46 milhão, totalizando R$ 2,1 bilhões.
    A medida foi elogiada pelo coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Pedro Eugênio (PT-PE), que também participou da reunião com a presidente Dilma. “Estamos presenciando uma inovação no relacionamento do governo federal com os municípios”, afirmou. Ele disse que, para socorrer os municípios castigados pela seca, o governo Dilma está simplificando procedimentos. “As cidades estão recebendo os equipamentos diretamente do governo federal, sem a obrigatoriedade da intermediação dos governos estaduais”, explicou.
    O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), enfatizou que a medida é estruturante e vai agregar valor aos produtos da agricultura familiar, além de ajudar a solucionar um grande problema na região. “Os equipamentos vão promover a melhoraria e recuperação das estradas vicinais. Melhorando as estradas, agora no período de seca, os carros-pipa vão chegar com mais facilidade onde está havendo problema de água, porque tem município onde os caminhões não chegam”. Guimarães destacou que ontem foram entregues 31 retroescavadeiras e 30 motoniveladoras a 59 prefeitos cearenses.
    Reconhecimento – O deputado Pedro Eugênio disse que o empenho do governo Dilma é reconhecido pelos governadores e citou como exemplo a afirmação do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). Segundo o petista, na abertura do encontro Cid Gomes disse que na sua longa trajetória política não conheceu nenhum governo federal tão empenhado em resolver o problema da seca no Nordeste. “Tanto o governador Cid, como outros governadores foram enfáticos ao dizer que a presidenta Dilma atendeu as suas reivindicações e anunciou até mais medidas que o esperado para a convivência no semiárido”.
    Pedro Eugênio destacou ainda o empenho das bancadas do Nordeste e do PT na conquista das medidas emergenciais anunciadas pela presidenta Dilma. “Das nossas reuniões com a equipe do governo Dilma, saíram ações fortes como os avanços na logística para distribuição de água e alimento para o rebanho e mais crédito para os agricultores”, afirmou.
    O coordenador da Bancada do Nordeste destacou também a preocupação da presidenta Dilma com a adoção de medidas estruturantes para enfrentar a estiagem. “Ela defendeu ações que garantam um nível de segurança hídrica mais apurada e de grande durabilidade”. Segundo Pedro Eugênio, a presidenta falou em recomposição produtiva e se disse disposta a elaborar um Plano Safra específico para a região do semiárido, a exemplo dos Planos Safras da agricultura empresarial e da agricultura familiar.