quinta-feira, 30 de maio de 2013

Para FAO, mandioca pode ser o alimento do século 21

 

Foto: Marco Ankosqui/Agência IstoÉ

Foto: Daniel Wainstein/Agência IstoÉ

A mandioca pode se transformar no principal cultivo do século 21 se for cultivada com um modelo de agricultura sustentável que satisfaça o aumento da demanda. Quem defende a ideia é a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Por meio de um comunicado, a entidade presidida pelo brasileiro José Graziano destacou que a produção mundial de mandioca aumentou 60% desde 2000. Uma das razões para o crescimento é o elevado preço dos cereais, o que transforma o tubérculo em uma alternativa “atrativa” ao trigo e ao milho. A partir da mandioca é possível produzir uma farinha de alta qualidade, que pode ser usada como substituta à de trigo.

Espécie natural da América Latina, onde era cultivada por grupos indígenas, a mandioca espalhou-se pelo mundo na época da colonização americana pelos europeus. Na África, para onde a planta foi levada com o tráfico de escravos, ela tornou-se extremamente popular. Tanto é que em Angola e Moçambique o tubérculo é usado para cozinhar uma espécie de angu, chamado de funge e chima, respectivamente, que equivalente ao arroz e feijão do brasileiro.

Modelo sustentável
A FAO apresentou um modelo de agricultura sustentável batizado de “Economizar para Crescer”, que pode aumentar os rendimentos gerados pelo cultivo da mandioca em 400%. Segundo a publicação, a primeira de uma série de guias de aplicação prática de modelos agrícolas sustentáveis, este objetivo pode ser alcançado através da melhoria da qualidade e saúde da terra, ao invés do uso intensivo de produtos químicos.

No lugar das monoculturas associadas normalmente aos sistemas agrícolas intensivos, o programa estimula o cultivo misto, rotação de produção e o não uso de pesticidas químicos.

Segundo a organização, estas práticas deram resultados “espetaculares” em testes realizados no Vietnã, onde os camponeses aumentaram os rendimentos da mandioca em 400%. Na República Democrática do Congo, país com enorme potencial agrícola e que ocupa o último lugar do ranking do Índice de Desenvolvimento Humano, os campos em que a tecnologia foi utilizada aumentaram a produtividade em 250%.

Parceria com o Instituto Lula
O Instituto Lula está somando esforços com a FAO e com a União Africana para erradicar a fome e a desnutrição na África. As três entidades convocaram um encontro de alto nível com líderes africanos e internacionais sobre “Novos enfoques unificados para acabar com a fome na África”. A reunião acontecerá em Adis Abeba, na Etiópia, nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2013.

Clique aqui para acessar a publicação “Economizar para Crescer”: http://www.fao.org/ag/save-and-grow/cassava/

domingo, 26 de maio de 2013

Plenária de Maio de 2013 do CSPU

 

clip_image002[8]

Estarei falando do Fenômeno Ufo e dos métodos de pesquisa. Veremos que esse fenômeno acontece durante toda a História Humana e sempre interagindo com ela. Veremos a partir de quando começou-se a levar a sério os ufos. Várias são as formas de pesquisar ufologia e iremos falar delas. Vamos ver as classificações adotadas para se encontrar explicações para as formas como o fenômeno se apresenta. Dentre eles a científica ou casuística e a esotérica ou mediúnica. Ufólogos e simpatizantes estão convidados. 

!9:00h: Abertura - Jacinto Pereira de Souza

Informes e depoimentos: Com palavra facultada a todos;

Palestra: Recapitulando a Ufologia

Palestrante: Jacinto Pereira de Souza

Debate: Plenário

22:00h: Encerramento

A entrada é Franca.

Não esqueça, dia 31/05/2013.

Local: Auditório da Loja Eletromil na R. Cel. Diogo Gomes 1299, Centro, Sobral. Fica próximo ao Mercado e em frente a uma agência do Banco do Brasil

Você está convidado

Centro Sobralense de Pesquisa Ufologica

sábado, 25 de maio de 2013

Empresa de telemarketing foi usada para espalhar boato sobre Bolsa Família

 

publicado em 25 de maio de 2013 às 0:01

Tania Rego, Agência Brasil

PF identifica empresa de telemarketing do Rio que espalhou boatos do Bolsa Família

Descoberta reforça a tese de que a ação tenha sido organizada

JAILTON DE CARVALHO, em O Globo

Publicado: 24/05/13 – 19h08
Atualizado: 24/05/13 – 19h42

BRASÍLIA – Em menos de uma semana de investigação, a Polícia Federal descobriu indícios de que uma central de telemarketing com sede no Rio de Janeiro foi usada para difundir o boato de que o Bolsa Família, o principal programa social do governo federal, iria acabar. Mensagem de voz distribuída pela central anuncia o fim do programa, conforme dados do inquérito aberto no início da semana a partir de uma determinação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A descoberta reforça a tese de que a ação tenha sido organizada.

A polícia tentará agora descobrir quem contratou os serviços de telemarketing e se, de fato, existe algum grupo com interesse político-eleitoral por trás da tentativa de se assustar os beneficiários do Bolsa Família. A polícia decidiu também interrogar, a partir da próxima semana, as 200 primeiras pessoas a fazer saques logo após o início da disseminação dos boatos sobre o fim dos programas. A polícia quer saber como cada um deles foi informado sobre o fim do programa.

— Está comprovado o uso do telemarketing — disse ao GLOBO uma fonte que está acompanhando de perto as investigações.

Os boatos sobre o falso fim do programa começaram a ser difundidos no sábado passado e provocaram uma corrida em massa à agências da Caixa Econômica Federal, pagadora do benefício. Os primeiros saques foram feitos no Maranhão, Pará e Ceará por volta de 11h do sábado passado, 30 minutos depois do registro de uma das ligações da central de telemarketing sobre o falso fim do programa. No dia seguinte, os terminais da Caixa registravam 900 mil saques no valor total de R$ 152 milhões.

A presidente Dilma Rousseff classificou a ação de criminosa. Cardozo disse que a hipótese mais provável é que se tratava de uma manobra orquestrada. A ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos,Maria do Rosário, chegou a insinuar, no twitter que os boatos teriam partido da oposição. Líderes da oposição reagiram e passaram a levantar suspeitas sobre setores do governo que, no fim das contas, acabariam obtendo dividendos políticos com o caso.

Os investigadores do caso tentam se manter longe dos embates políticos, mas não descartam que o episódio tenha alguma conotação eleitoral. O Bolsa Família tem sido motivo de debate nas principais eleições nos últimos anos. A partir do aprofundamento sobre o uso do telemarketing e de declarações dos beneficiários, a polícia entende que poderá esclarecer o caso.

PS do Viomundo: Tem dinheiro no meio. Quem investiria dinheiro nisso, que não fosse por interesse eleitoral?

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Alzira Nunes apagando velinhas ao lado de seu pai Chagas Gil, de 93 anos

Foto
Francisco das Chagas Brandão com 93 anos bem vividos. Ele é mais conhecido entre seus amigos e familiares por Chagas Gil. Hoje ele é o mais idosos da família Brandão, residente na comunidade de Paraguai, mas nasceu em Cavalo Bravo. Ele é primo legítimo de meu pai Antônio Pereira Brandão. Quem está aniversariando hoje é sua querida filha, Alzira Nunes Brandão, que aparece de azul entre seu pai e seu esposo Pedro Brandão de Sousa, que também estará aniversariando no próximo dia 27. Aproveito a oportunidade para parabenizar os três, ambos são pessoas de minha maior estima e consideração.em breve estarei abraçando cada um deles.



Foto

Deputado cearense é relator de projeto que regulamenta profissão de vaqueiro

 

Por Bené Fernandes

  A GOMES

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) recebeu missão que muito tem a ver com o Nordeste. Na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, ele será o relator do projeto de lei nº 4831/12, que regulamenta a profissão de vaqueiro no Brasil. O projeto, de autoria do deputado Carlos Brandão (PSDB/MA), considera como atividades de vaqueiro, entre outras: tratar, manejar e conduzir espécies animais como bovinos, bubalinos, equinos, muares, caprinos e ovinos; percorrer a propriedade rural, fiscalizando as pastagens, as cercas e as aguadas; organizar eventos associados aos animais.

Prevê ainda que seja concedida aposentadoria ao vaqueiro após comprovados 30 anos de contribuição (se homem) e 25 anos (se mulher), além de responsabilizar o administrador, proprietário ou não do estabelecimento agropecuário, de prover seguro de vida e de acidentes em favor do vaqueiro.

Raimundo Gomes de Matos está ouvindo as entidades que congregam os vaqueiros no Estado do Ceará para receber sugestões e apresentar seu voto/relatório.

(Fonte: Eliomar de Lima)

JERI É O OITAVO DESTINO TURÍSTICO MAIS PROCURADO DO BRASIL

 

A praia de Jericoacoara, localizada na costa oeste do Ceará, conquistou o oitavo lugar entre os dez melhores destinos turísticos brasileiros na 5ª edição do Travelers’ Choice Destinations 2013. A premiação elege os melhores destinos do planeta levando em conta os locais favoritos e mais cotados pelos viajantes do TripAdvisor, maior site de viagens do mundo. Fortaleza ficou fora da lista. Este ano, 412 destinos foram reconhecidos como bons pelos turistas. De acordo com o TripAdvisor, para a escolha dos destinos, são levados em conta os locais favoritos e mais cotados pelos viajantes. 

Os vencedores são definidos através de algoritmo que avalia hotéis, restaurantes e atrações desses locais. No ranking nacional, o Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) ocupa a primeira posição, seguido de São Paulo (São Paulo), Salvador (Bahia), Florianópolis (Santa Catarina), Foz do Iguaçu (Paraná), Búzios (Rio de Janeiro), Manaus (Amazonas), Jericoacoara (Ceará), Curitiba (Paraná) e Gramado (Rio Grande do Sul).

(O Povo Online)

quarta-feira, 22 de maio de 2013

PADARIA EM PREÁ USA SACOLAS ECOLOGICAS

 

Cruz. Com o propósito de contribuir para a melhoria do Meio Ambiente, a Padaria Milena, na Praia do Preá, resolveu inovar e lançou a sacola ecológica de papel. Não é uma volta ao passado, mas faz lembrar dos tempos em que somente se usava embalagens de papel para tudo que era comprado nas bodegas do interior. Época em que não se via tanto plástico espalhado pelos campos causando uma série de problemas que vão desde o acumulo de lixo, dificilmente degradável, até mortes de animais por ingestão do plástico. Em nome da modernidade, a população tem pagado um preço muito alto pelo uso das embalagens de plástico. São leves, fáceis de serem usadas, embelezam os produtos com um visual multicolorido, mas, nada justifica os problemas ambientais que estão sendo causados pelo uso indiscriminado do plástico.

clip_image002

Praia do Preá – Cruz/CE

Já se foi o tempo em que os consumidores levavam sacos e vasilhames quando se dirigiam a uma bodega para fazerem suas compras. Era o saco para farinha, feijão ou milho. Garrafa para o querosene ou óleo. Muitas embalagem como as garrafas de cachaça, refrigerantes ou cerveja eram devolvidas para as fabricas. As latas de querosene, quando não eram devolvidas para as fabricas, os sertanejos usavam para o transporte de água. Não se conhecia plástico, mas, também não se conhecia lixões. As embalagem descartáveis não existiam e o capo era saudável.

clip_image004

Balconista Adriana

Com o compromisso de reduzir o uso do plástico, a Padaria Milena do Senhor Edivandilson Carneiro Silveira, conhecido por Bidilson quer dar sua contribuição em defesa do Meio Ambiente. A ideia está sendo bem aceita pelos consumidores, principalmente, daqueles que tem uma maior compreensão sobre os problemas ambientais da atualidade. Para Gecildo dos Santos Dias, que é cliente da padaria, é uma boa ideia e vai dar preferência a este tipo de embalagem, por ser de fácil decomposição, poluindo menos o ambiente.

Como há muitos turistas que visitam a Praia do Preá e eles defendem a questão ambiental, a aceitação está repercutindo muito bem, embora, haja casos de clientes, segundo a vendedora Joelma, que após receberem os pães ou outros produtos nas embalagens de papel, pedem uma sacola de plástico para colocar os pacotes. O uso do plástico já faz parte da cultura das pessoas e qualquer inovação significa mudança de hábitos, que nem sempre é tão fácil assim.

Na comunidade de Preá, duas pessoas trabalham com reciclagem recolhendo materiais que são comercializados e com isto aumentam a renda da família. A colaboração ainda é muito tímida, mas, mesmo assim, muita coisa deixa de ir para os lixões e quem ganha com isto é a população local.

Dr. Lima

terça-feira, 21 de maio de 2013

Eventos esportivos na Festa de Caiçara

 

Prefeitura Municipal de Cruz

 

Acompanhe, abaixo, as ações esportivas que acontecerão durante as festividades do 26º Aniversário do Distrito de Caiçara.

TORNEIO FUTSAL FEMININO
(JOGO 1) 21/05 – 19:30 – CAIÇARA X CRUZ
(JOGO 2) 22/05 – 19:30 – PREÁ X JIJOCA
(JOGO 3) 24/05 – 19:30 – VENCEDOR DE 1 X VENCEDOR DE 2

TORNEIO FUTSAL MASCULINO
(JOGO 1) 21/05 – 20:30 – CRUZ X CÓRREGO DOS ANAS
(JOGO 2) 22/05 – 20:30 – CAIÇARA X PREÁ
(JOGO 3) 24/05 – 20:30 – VENCEDOR DE 1 X VENCEDOR DE 2

ATLETISMO MASCULINO E FEMININO – 25/05 -09:30

CORRIDA DE JEGUE – 25/O5 – 10:00

TORNEIO FUTEBOL MASCULINO – 25/05 - 13:45
(JOGO 1) 25/05 – 13:45 – CAIÇARA X PREÁ
(JOGO 2) 25/05 – PARAGUAI X CRUZ
(JOGO 3) 25/05 – VENCEDOR DE 1 X VENCEDOR DE 2

domingo, 19 de maio de 2013

Na Argentina, Lula chega a 40 prêmios globais

 

Publicado em Sexta, 17 Maio 2013 09:54
Escrito por Jussara Seixas

    Para quem critica ou admira os périplos internacionais do ex-presidente, hoje é véspera de prato cheio; em Buenos Aires, nesta sexta-feira, Lula recebe nada menos que oito títulos de doutor honoris causa de universidades argentinas; na noite desta quinta-feira 16, ele janta com a presidente Cristina Kirchner, a quem manifestou apoio nas desavenças com o jornal Clarín; agora, já passam de 40 os reconhecimentos globais pela atuação dele no governo brasileiro; estofo para o Prêmio Nobel da Paz?

    247 – Para quem ama, ou odeia, os périplos internacionais do ex-presidente Lula, hoje é véspera de um prato cheio. Lula está em Buenos Aires para receber amanhã, no Senado do país vizinho, nada menos que oito títulos de doutor honoris causa de universidades argentinas. Na noite desta quinta 16, Lula janta com a presidente Cristina Kirchner, a quem manifestou apoio nas desavenças com a imprensa argentina. Durante ato de inauguração de uma universidade sindical, Lula apoio a colega na guerra contra o jornal Clarín. "Podem vir todos os jornais, todos os canais de televisão que quiserem que não poderão negar o apoio que este governo tem", o brasileiro. "Setores concentrados não entendem o que aconteceu no Brasil na última década, assim como nunca entenderam o que aconteceu na Argentina entre os anos 40 e 50 e não entendem o que está acontecendo agora", completou. Lula também mirou na imprensa brasileira. "Eu pensei que quando eu deixasse o governo no Brasil, a nossa imprensa fosse parar de falar mal de mim, hoje fala mal de mim e da Dilma. Às vezes eu tenho a impressão de que a imprensa está exilada dentro do nosso país, está isolada. Quando nos criticam, dizem que é democracia, e quando nós criticamos, dizem que estão sendo atacados", comparou. 40 títulos Com os reconhecimentos das escolas argentinas, Lula terá acumulado, dois anos depois de ter deixado o poder no Brasil, nada menos que 40 títulos internacionais (confira relação). O último deles foi entregue em Nova York, pelo International Crisis Group, um thik thank americano, que concedeu a Lula o prêmio Em Busca da Paz. Logo após ter deixado a presidência, Lula foi apontado pelo historiador Eric Hobsbawn como "o mais importante líder político do século 20". Ainda nos EUA, Lula ganhou, em 2011, o World Food Prize, criado pelo prêmio Nobel da Paz de 1970 Norman Bourlaug para destacar chefes de Estado que combateram a fome. Em 25 anos de entregas desse prêmio, Lula foi o primeiro ex-dirigente nacional a recebê-lo. O acúmulo de honrarias a Lula dão estofo, para muitos, para a candidatura dele próprio ao Prêmio Nobel da Paz. Designado pela Academia da Suécia, o título mais prestigiado corre, ao longo de cada ano, em sigilo absoluto, sem que os potenciais candidatos saibam que estão concorrendo. Agora, na Argentina, Lula reforçará seu cacife de principal ex-presidente de um país latino-americano. Pronunciado-se constantemente sobre temas internacionais, reafirmando sua linha multilateralista, Lula vai angariando prestígio nos circuitos alternativos da política internacional. No Brasil, especialmente na mídia tradicional, o ex-presidente é criticado com frequência constante. No mundo, entretanto, ele e suas bandeiras de assistencialismo estatal contra a miséria não apenas são compreendidos, como laureados.

    quarta-feira, 15 de maio de 2013

    Prefeito Adauto garimpando verbas em Brasília

     

     

    Adauto Mendes e Romário (foto: João Edson)Adauto Mendes Romário e José Airton (foto: João Edson)

    Adauto Mendes e João Ananias (foto: João Edson)Adauto Mendes e João Ananias (foto: João Edson)

    O prefeito Adauto Mendes encontra-se em Brasília buscando recursos junto aos deputados, principalmente na área da saúde.

    Visando como sempre melhorar a saúde do nosso município, já esteve em alguns ministérios acompanhado de nossos deputados federais, para que possa alavancar mais recursos em prol do município de Cruz. Nessa viagem, Adauto encontrou-se com os deputados José Airton, João Ananias e Romário.

    O prefeito está acompanhado dos secretários João Edson(Infraestrutura e Urbanismo) e Carlos Carvalho (Agricultura).

    Fonte: www.cruz.ce.gov.br

    Parabéns ao meu mano Chaguinha

    IMG_0016
    Chaguinha, mais conhecido como Chaga Valdo, Lucimar, Vladenílson e Denílson
    Quem apagou velinha hoje foi meu irmão Francisco das Chagas Brandão. Só lamento não poder ir tomar uma cerveja com você na Lagoa Azul, como nessa foto. Desejo muita paz, saúde e muito dinheiro no bolso;
    DSC00880
    Nesta foto somos cinco irmãos: Jonas ( que vai virar a folhinha no próximo dia 23), Chaguinha, Raimunda (carinhosamente Boneca), que aniversariou dia 10 deste mês, e eu aproveito para lhe parabenizar, desejando todas as felicidades do mundo. A braçada comigo a minha irmã mais alegre, seu nome é Isabel, mas nós preferimos chamar de Bebé.
    DSC01163 - Cópia
    Na casa do meu compadre Chaguinha é assim
    DSC01179DSCF0953[5]
    Completando o grupo dos irmãos, estão os mais velhos Lourdes e José. Estes são filhos do primeiro casamento de nosso pai Antônio Pereira BrandãoJosé Pereira
    Esta é do fundo do baú, Jonas e Chaguinha

    segunda-feira, 13 de maio de 2013

    Marquei presença na feira da galinha caipira

     

    Sábado 11/05, fui até a praça de Cubas em Sobral, onde estava acontecendo a feira da galinha caipira. O preço estava razoável, R$ 9,00 o kg. As cantoras estavam ótimas, só lamentei depois por ter comprado só três das cantoras, mesmo sendo as maiores que encontrei. Só para esclarecer: Galinhas caipiras são as cantoras; as galinhas de granja são as enfermeiras.

     

    domingo, 12 de maio de 2013

    Fotos do aniversário de Jacimara Pereira

     

    Dia dois deste mês a minha caçula jacimara apagou velinhas e junto com a família promoveram uma noite muitíssimo agradável, recebeu os parabéns e o afago de todos. Todos nós lhes desejamos paz, felicidades e muitos sucesso em seu futuro e que seja sempre abençoada por Deus.

    DSCF1591

    Jacimara e Mateus

    DSCF1592

    Com sua madrinha Miriam

    DSCF1594Com a mãe e a madrinha

    DSCF1595

    com mamãe Lucimar

    DSCF1596

    Com os papais corujas

    DSCF1600

    DSCF1601

    Minha sobrinha Brena Jennifer, Eu, minha linda aniversariante, mamãe e madrinha

    DSCF1607

    Com a mana Denise

    DSCF1608

    Vladenilson, Denise, jacimara e Mateus

    DSCF1609

    DSCF1610

     

    Parabéns minhas joias preciosas

    Os 15 anos da Brena Jennifer

     

    Uma linda festa de quinze anos, realizada ontem (11/05) na residência de seu tio Ribamar Sousa. Quase toda a Família estava presente, assim como grande parte de seus amiguinhos. Casa decorada, muita comida, um som adequado. Antes dos parabéns houveram vários pequenos discursos de familiares e amigos. Estava muito linda, parabéns e que essa alegria lhe seja companheira por toda sua vida.

    DSCF1619

    Minha filha Jacimara Pereira e minha sobrinha Brena Jennifer

    DSCF1618

    Minha esposa Lucimar Sousa e aniversariante Brena Jennifer

    DSCF1617

    Meu filho Denílson Pereira, Brena Jennifer e Jacimara Pereira

    DSCF1616

    Eu, Jacinto Pereira, Brena Jennifer e Lucimar Sousa

    DSCF1615

    DSCF1614

    DSCF1621

    Brena Jennifer e sua mãe Cléia Sousa

    DSCF1623

    Brena Jennifer com seus avós maternos Rita Sousa e Antônio Sousa

    DSCF1622

    Brena Jennifer com sua avó por parte de pai, Dalva Lima

    quarta-feira, 8 de maio de 2013

    Isto é uma cangalha

    DSC02242

    A esta é a cangalha, em seus cambiçotes pendurava-se os cambitos, caçuás, jacás ou a saca (também chamada surrão). Todos os equipamentos citados, eram usados quando a cangalha já estava devidamente instalada no lombo de cavalos, burros ou jumentos. Esse foi o sistema mais rápido de transporte de carga por centenas de anos. Hoje é raramente usado em algumas áreas rurais.

    domingo, 5 de maio de 2013

    TECNICOS FAZEM LEVANTAMENTO DA AREA PARA CONSTRUÇÃO DE ESCOLA SOB PROTESTOS

     

    Cruz. Na manhã de ontem, 5, Topografo, Geólogo e auxiliares compareceram ao local destinado a construção de uma Escola Estadual de Ensino Médio na Praia do Preá, Município de Cruz, para fazer o levantamento topográfico e o estudo de solo para locação do prédio. Sem duvida, uma construção que trará muitos benéficos para a comunidade, principalmente, na área de educação que é muito carente nesta localidade.

    clip_image002clip_image004

    Mesmo sendo uma construção que muitos gostariam de vê-la em seus municípios, há um grupo de pessoas da comunidade que são contrários a construção desta escola e usam como argumento justificativas infundadas com o objetivo de que a construção da escola não se realize.

    Na tentativa de não verem a concretização desta obra, o grupo compareceu ao local para convencer os técnicos de que seria um local inadequado para instalação de uma escola, pois os fortes ventos derrubariam o prédio, a área ficaria alagada por ser local de uma lagoa, forte maresia irá destruir todos os equipamentos, que os jovens não teriam acesso a quadra da escola para pratica de esporte e que o local seria destinado a construção de uma praça para a juventude.

    Além dos técnicos, uma representante do CRED acompanhou os trabalhos.

    clip_image006clip_image008

    O terreno já foi doado ao Estado pela Prefeitura de Cruz para construção da escola e que para transferir a construção para outro local, haverá um atraso para inicio dos trabalhos, pois será preciso redirecionar o projeto, fazer doação de outra área, realizar novos estudos topográficos e geológicos e adotar outros procedimentos que se fizerem necessários.

    clip_image010 clip_image012

    Um fato curioso é que o grupo que tenta impedir a construção da escola são os maiores proprietários da comunidade, mas, não querem fazer doação de uma outra área para construção da escola, já que defendem que o local deve ser preservado para construção de uma praça.

    A população indignada com esta atitude saiu em defesa da escola e fez uma manifestação pelas ruas da comunidade com faixas e cartazes exibindo frases de apoio a construção da escola.

    Dr. Lima