terça-feira, 25 de agosto de 2015

PROJETO MANDALLA, A ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR

 

Cruz. Nos dias 11, 12 e 13 de maio, aconteceu uma capacitação sobre o Projeto Mandalla no Município de Cruz. O Curso sobre Práticas Alternativas de Sanidade e Produção Vegetal contou com a participação de Agricultores Familiares, homens e mulheres integraram a turma, que alternou aulas práticas com teoria recheada com vídeos onde mandalleiros mostravam suas experiências com esta nova modalidade de produzir alimentos saudáveis sem aplicação de agrotóxicos e usando alternativas de adubação por compostagem, controle de pragas por inseticidas naturais, além de aprenderem técnicas de produção de biofertilizantes naturais usando matéria prima local.

clip_image002

Sec. Carlão – Dr. Ximenes - Dra Sara

O curso foi ministrado por dois técnicos da SDA, profundo conhecedores do segredo mandalla, Dr. Ximenes e Feijãozinho, Engenheiros Agrônomos com larga experiência em implantação de Mandallas com mais de 700 unidades já instaladas em todo o Ceará.

clip_image004

Preparo da Compostagem

A capacitação foi uma antiga solicitação do Secretário de Agricultura do Município Carlos Cesar, que tem sido um grande incentivador de adoção de técnicas que venham a favorecer a Agricultura Familiar.

clip_image006
Coentro

Com o incentivo e apoio técnico oferecidos aos horticultores, as mandallas já começam a mudar a paisagem rural com o verde exuberante das hortas que se espalham pelas diversas comunidade rurais. Cebola, coentro, alface, tomate, rúcula, pimentão, maxixe, banana e outros vegetais alimentícios já começam a despertar o interesse dos Agricultores Familiares.

clip_image008

Cebola

Em visita técnica aos produtores, já se ouve relatos de famílias que sobrevivem da produção exclusiva de hortaliças.

clip_image010

Dr. Feijãozinho - SDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário