sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

ENTREGA DOS TÍTULOS DE TERRA DO PROGRAMA DE REGULRIZAÇÃO FUNDIARIA EM CRUZ


Cruz. O Prefeito Municipal de Cruz Adauto Mendes, O Secretário de Agricultura do Município Carlos César, o Superintendente do IDACE Engenheiro Agrônomo Eduardo Barbosa, o Supervisor Regional da EMATERCE do Baixo Acaraú Engenheiro Agrônomo Antonio Cesar e duas técnicas do IDACE estiveram reunidos, no Auditório Municipal com os proprietários para entrega dos Títulos de Terras do Programa de Regularização Fundiária do Estado do Ceará.

 clip_image002

Quatrocentos e setenta e cinco títulos foram entregues aos proprietários que passarão a ter suas terras documentadas em cartório de registro de imóveis, haja vista que a maioria das propriedades rurais não tinham documentos.
Cerca de 2.500 propriedades ainda apresentam algum tipo de pendencia por isto ainda não puderam ser entregues seus títulos, mas, para sanar estas pendências, em janeiro próximo, será criado um Comitê de Regularização Fundiária com representantes da EMATERCE, Prefeitura, Sindicatos e Federação das Associações.
clip_image004
Dr. Cesar – Sec. Carlão – proprietário – D. Barbosa
Para facilitar os registros dos imóveis, o Governo do Estado está articulando com os cartórios para encontrar uma alternativa de facilitar estes registros com redução de custos, pois, muitos proprietários de pequenas áreas não podem fazer os registros com preços elevados, fazendo com que o Programa de Regularização Fundiária não venha alcançar o seu objeto principal que seria o registro dos imóveis rurais.
Dr. Lima

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

QUANTIDADE DE FAMÍLIAS NA MISÉRIA VOLTOU A SUBIR EM 2015


- A quantidade de famílias em pobreza extrema —com rendimento per capita inferior a 1/4 do salário mínimo— voltou a crescer em 2015 após quatro anos de queda. Resultado faz parte da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações são do G1. "De acordo com a classificação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), famílias com renda de até 1/4 do salário mínimo per capita vivem na chamada "pobreza extrema". Aqueles que vivem com até meio salário vivem em "pobreza absoluta". Segundo a pesquisa do IBGE, a faixa que mais cresceu entre 2014 e 2015 foi justamente a dos mais pobres, com renda de até 1/4 de salário mínimo per capita. Esse grupo saltou de 8% para 9,2% em um ano. Esse movimento reverte uma tendência de queda do número de pessoas que vivem na pobreza extrema no Brasil. Segundo a pesquisa, em 2015, 27% das famílias brasileiras ganhavam até meio salário mínimo, o que representa um aumento de 2% em relação a 2015. Em 2013 elas somavam 25,8% e, no ano anterior, 26,7%. Sem a correção de pensões e benefícios pelo mínimo, o número de pessoas mais pobres poderia ter crescido ainda mais, explica o IBGE. “O que segurou [o aumento no número de famílias mais pobres] é o fato de haver rendimentos que são atrelados ao salário mínimo. Se não fosse esta trava, teria sido ainda mais significativa a queda no rendimento”, destacou o pesquisador do IBGE Leonardo Athias. De 2014 para 2015, o salário mínimo foi reajustado em 8,8%, passando de R$ 724 para R$ 788.! http://www.brasil247.com/pt/247/economia/268446/Quantidade-de-fam%C3%ADlias-na-mis%C3%A9ria-voltou-a-subir-em-2015.htm