
O Governo do Ceará premiou 317 cozinhas do programa Ceará Sem Fome com o certificado “Cozinha Transformadora”, em reconhecimento às ações voltadas à segurança alimentar e nutricional. A entrega ocorreu durante o primeiro dia do 2º Festival Ceará Sem Fome, com a presença do governador Elmano de Freitas, da primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança, Lia de Freitas, além de autoridades nacionais e internacionais.
A premiação fez parte das atividades alusivas ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta quinta, dia 16. Neste ano, a data é comemorada de forma inédita no Ceará, escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como palco principal da celebração mundial.
As cozinhas premiadas foram avaliadas em três categorias: Qualificação e Renda, Sustentabilidade e Participação Social. Para obter o certificado, as unidades precisaram comprovar funcionamento regular por, no mínimo, seis meses e contar com a atuação de Agentes Populares de Segurança Alimentar. “A gente é muito grato por trabalhar neste programa e fazer 100 quentinhas todos os dias para saciar a fome de quem realmente precisa”, disse Gerusa da Conceição, da Cozinha Solidária Benjamim Sem Fome, em Pacatuba.
Em Fortaleza, a Cozinha Maria Tomásia também foi certificada. “Muita gente que antes não tinha o que comer procura a nossa cozinha. São mais de 100 cadastros, entre crianças, trabalhadores da reciclagem e outras pessoas. Só tenho gratidão e parabenizo os responsáveis por essa obra tão grande”, afirmou Rosângela da Silva, integrante da unidade.
O representante da FAO no Brasil, Jorge Meza, destacou o papel do Ceará no combate à fome. “Sempre estaremos naqueles lugares onde encontramos exemplos de boas políticas públicas que estão gerando resultados importantes. E o que encontramos aqui, no Ceará, esperamos iniciar um processo mais intenso de diálogo, para que essas experiências sejam utilizadas em outras partes do mundo”, afirmou.
Fonte: https://draft.blogger.com/blog/post/edit/7910370922163291105/7901644300200623358
Nenhum comentário:
Postar um comentário