Segundo o ministro Alexandre Silveira, o Gás do Povo é o “maior programa de combate à pobreza energética do planeta”

247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou, nesta terça-feira (14) a importância para o País do programa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva Gás do Povo, que promete beneficiar dezenas de milhões de brasileiros e se tornar a maior iniciativa de combate à pobreza energética do planeta.
Em entrevista à TV Brasil, Silveira detalhou: o programa assegura gratuidade no fornecimento de gás de cozinha para 17 milhões de famílias brasileiras. A iniciativa alcançará cerca de 60 milhões de pessoas em todo o país, projetou.
“O Gás do Povo é um grande programa social. É o maior programa social de combate à pobreza energética do planeta”, afirmou Silveira, durante participação no programa Bom Dia, Ministro.
O benefício contempla famílias com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para quem recebe o Bolsa Família.
Luz do Povo
Silveira também destacou o programa Luz do Povo, também do governo do presidente Lula, que, segundo ele, garante o acesso à energia elétrica de qualidade e preços justos a milhares de brasileiros.
O programa prevê descontos para quem mais precisa, além de liberdade de escolha e mais equilíbrio para o setor elétrico. Com o Luz do Povo, o consumidor que tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) passa a ter gratuidade na tarifa de energia se seu consumo mensal for de até 80 KWh.
Outro ponto importante do Luz do Povo diz respeito ao acesso ao mercado livre de energia, por meio do qual o consumidor escolhe de qual empresa comprar energia, seja ele residenciais e rurais, ou pequenas e médias empresas ou indústrias.
“A medida provisória enviada por nós ao Congresso Nacional era uma medida provisória estruturante. Ela tinha o programa social como primeiro eixo. O segundo eixo é a abertura completa e total de mercado. Qualquer cidadão poder comprar e escolher a fonte energética que vai comprar energia. Na medida provisória, até 120 quilowatts a partir de janeiro vai ter o desconto da CDE. Então, parte da classe média também é atendida com um grande programa social, que é o Luz do Povo. Eu confio plenamente que o Congresso Nacional vai fazer um bom debate, vai entregar um bom projeto”, afirmou o ministro.
O Luz para Todos foi criado em 2003 no primeiro mandato do presidente Lula e retomado em agosto do ano passado, para atender 500 mil famílias na nova fase.
Artigos Relacionados
Fonte: https://www.brasil247.com/economia/governo-lula-beneficiara-60-milhoes-de-brasileiros-com-gas-do-povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário