sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Brasil247: "Estamos vencendo a maior de todas as injustiças: a fome", afirma Lula

 

Presidente celebrou a redução da fome no país, com 26,5 milhões de brasileiros livres da insegurança alimentar nos últimos dois anos, segundo o IBGE

29/08/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita às instalações e cerimônia de inauguração do Centro de Tecnologia e Inovação Agroindustrial e de lançamento do programa Valoriza - Acelen Renováveis. Fazenda Boqueirão, BR-135, km 334, Zona Rural, Montes Claros-MG (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou, nas redes sociais, os avanços no combate à fome no Brasil. Em uma postagem no X (antigo Twitter), Lula comemorou a recente divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou o menor índice de lares com insegurança alimentar grave desde 2013. O estudo, divulgado nesta sexta-feira (10), mostrou uma redução significativa da fome no país, um feito que, segundo o presidente, foi conquistado em apenas dois anos, comparados aos dez anos anteriores, incluindo os dois mandatos de Lula e o da ex-presidente Dilma Rousseff.

Redução histórica da fome no Brasil

"Estamos vencendo a maior de todas as injustiças: a fome. O IBGE divulgou hoje que voltamos ao menor índice de lares com insegurança alimentar grave no Brasil, empatando com aquele registrado em 2013. Nos últimos dois anos, conseguimos as mesmas vitórias que levamos dez anos para conquistar nos meus dois primeiros mandatos e no mandato da presidenta Dilma Rousseff", escreveu o presidente.

Os números revelados pelo IBGE indicam uma redução expressiva da insegurança alimentar grave, que passou de 4,1% para 3,2% entre 2023 e 2024. Isso significa que, em apenas um ano, mais de dois milhões de pessoas deixaram de viver em situação de fome. Além disso, o estudo apontou que, em 2024, a proporção de domicílios em segurança alimentar aumentou de 72,4% para 75,8%, beneficiando 8,8 milhões de brasileiros, que agora têm acesso garantido a alimentos de forma regular.

Vitórias no combate à fome: impacto positivo

“Agora, livramos 26,5 milhões de pessoas do mal da fome. É isso que vemos quando comparamos os dados divulgados hoje pelo IBGE com o estudo feito em 2022 pela Rede Penssan, que reúne alguns dos maiores especialistas do tema no Brasil”, completou Lula.

A postagem também destacou o compromisso do presidente com o combate à fome, enfatizando que a erradicação da fome é uma de suas maiores obsessões. Lula afirmou que continuará defendendo e aprimorando políticas públicas, como o Bolsa Família, a compra e doação de alimentos pelo governo e o fortalecimento da agricultura familiar. "Minha obsessão é que ninguém mais passe fome no país. E não sossegarei enquanto não atingir esse objetivo", disse.

Compromisso com o futuro: Lula e a luta contra a desigualdade

Lula reiterou ainda seu compromisso em promover mais igualdade e garantir melhores condições de vida para os trabalhadores brasileiros, com mais emprego, melhores salários e acesso a três refeições diárias. "Não pouparei esforços para que o trabalhador tenha mais renda e a desigualdade seja menor", afirmou. "Esse é meu propósito de vida", concluiu o presidente.

Fonte:  https://www.brasil247.com/brasil/estamos-vencendo-a-maior-de-todas-as-injusticas-a-fome-afirma-lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário