quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Brasil247: “Os pequenos negócios são a força que movimenta o Brasil”, afirma Décio Lima sobre queda no desemprego

 

Presidente do Sebrae destaca protagonismo das micro e pequenas empresas, responsáveis por 80% das contratações até julho, segundo IBGE e Caged

Décio Lima, presidente do Sebrae (Foto: Divulgação/Sebrae)
Aquiles Lins avatar
Conteúdo postado por:

247 -  “Os pequenos negócios são a força que movimenta o Brasil. São homens e mulheres que enfrentam um mercado que não foi feito para eles. Para o país, isso representa mais geração de empregos e mais inclusão”. A declaração do presidente do Sebrae, Décio Lima, ganha força diante dos dados mais recentes do mercado de trabalho, que mostram o protagonismo das micro e pequenas empresas na recuperação econômica do país.

Segundo informações divulgadas nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego caiu para 5,6% no trimestre encerrado em julho, o menor índice desde 2012. Já um levantamento do Sebrae, a partir dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revela que, de janeiro a julho, o setor foi responsável por 853,8 mil contratações.

Décio Lima atribui o resultado a um ambiente econômico mais favorável e ao papel decisivo do governo federal: “É mais um reflexo da inclusão promovida pelos pequenos negócios a partir de uma política econômica assertiva realizada pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Em julho, por exemplo, as micro e pequenas empresas responderam por 80% das contratações, o que representa essa capacidade de levar mais dignidade à população”.

A PNAD Contínua também aponta que o número de trabalhadores ocupados no país atingiu novo recorde: 102,4 milhões de pessoas. Entre eles, 39,1 milhões possuem carteira assinada. A taxa de informalidade, por sua vez, recuou para 37,8%, abaixo do trimestre anterior (38%) e do mesmo período de 2024 (38,7%).

O empreendedorismo é outro destaque. O país alcançou 25,9 milhões de trabalhadores por conta própria, número recorde e 4,2% maior que o de um ano atrás. Entre janeiro e agosto, 3,5 milhões de empresas foram abertas, das quais 97% são de pequeno porte. O setor de Serviços lidera, com 64% dos novos registros (262 mil empresas), seguido pelo Comércio, com 87.585 negócios (21%).

Fonte: https://www.brasil247.com/empreender/os-pequenos-negocios-sao-a-forca-que-movimenta-o-brasil-afirma-decio-lima-sobre-queda-no-desemprego

Nenhum comentário:

Postar um comentário