terça-feira, 30 de agosto de 2011

PRAIA DO PREÁ SEDIA EVENTO DE YOGA

 

Dos dias 03 a 11 de setembro a exuberante Pousada Rancho do Peixe, localizada na Praia do Preá (CE) sediará um grande evento de Yoga, produzido pela Casa Moksha, empresa que tem como finalidade promover o autoconhecimento, prezando pela verdadeira natureza de cada ser humano e pelo desenvolvimento da sua consciência.

Cavalo Bravo festeja em comemoração ao Dia do Folclore

IMG_0267IMG_0266

IMG_0262IMG_0260IMG_0257IMG_0261

IMG_0264IMG_0258

IMG_0253IMG_0241

IMG_0242IMG_0239

IMG_0240IMG_0234

Para festejar o Dia do Folclore as lideranças da comunidades, as professoras e o povo produziram um evento com contação  de histórias, adivinhações, shows de piadas, coreografias com garotas da comunidades, números musicais com jovens também de Cavalo Bravo, comidas típicas da região, bingo de um rádio doado para ajudar nas despesas. E para fechar a noite o senhor Miguel leô da comunidade de Preá, foi  convidado para fazer uma pequena demonstração de Reisado (é como se chama na região, o Bumba meu Boi). Foram apresentadas algumas das muitas figuras que compõem o Reisado, como bode, a velha, a boneca caramba e o boi. Cada uma dessas figuras é apresentada com acompanhamento musical para destacar a toada (musicas) de cada um. todas as toadas tem letras improvisadas pelos brincantes.

Parabéns pela festa, que continuem fazendo esse resgate dos costumes do povo da comunidade.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

OS 10 ENCANTOS DA PRAIA DO PREÁ

 

image

Cruz – A Praia do Preá, situada no Litoral Oeste do Ceará, município de Cruz, chama a atenção dos visitantes pela tranquilidade vivida pelos seus moradores nativos, pois parece que o tempo por aqui ainda anda a passos de tartaruga aposentada em repouso de feriado prolongado. A brisa salitrada que vem do mar, sussurrando nos leques das palhas dos coqueiros, em harmonia com o canto dos pássaros, um toca e outro canta numa lei da criação e quem assiste a este drama, não interessa outro programa, pois vida boa é no Preá. Praia de águas azuis, pois a poluição ainda não chegou por aqui. É maravilhoso ver a areia beijando o mar e as ondas abraçando a areia num famoso vai e vem. É por tudo isto que gente de todos os cantos do mundo escolhe este lugar para repousar e morar. O verde intenso das florestas, o branco reluzente das dunas e o azul das límpidas águas das lagoas formam um colorido especial e muito peculiar deste paraíso encantador. Terra de mulheres bonitas. Quem viajou pelo mundo e não conheceu a Praia do Preá foi a Roma e não viu o Papa, na França não viu a Torre Eiffel e desconhece as Sete Maravilhas do Mundo. Mas, se você esteve em Preá e não bebeu água de coco, não comeu frutos do mar, não se embalou em uma rede de tucum, não se banhou nas águas da Lagoa de Jijoca e nem assistiu ao por do Sol do alto de uma duna, debruçado sobre a areia branca, com o vento assanhando a cabeleira, não diga que esteve na Praia do Preá, pois não conheceu suas belezas com as quais Deus nos presenteou.

image

1º) Água de coco – a Praia do Preá é coberta por coqueirais que verdejam o litoral e os seus frutos nos fornecem água de excelente qualidade, seja gelada ou consumida ao natural. Rica em nutrientes e muito saborosa, não há quem resista à tentação deste fruto orgânico que pode ser encontrado nas barracas da praia a preços irrisórios.

) Brisa – Ao pleno zênite, o sol é quente e abrasador, mas ao cair da tarde, a brisa salitrada que vem do mar torna o clima ameno e agradável. A temperatura baixa e o clima saudável ficam ideais para as caminhadas à beira mar até a hora do por do sol, quando o horizonte torna-se multicolorido em um espetáculo de rara beleza.

3º) Comercio – Quem mora em Preá já não tem mais obrigação de se deslocar para os centros comerciais mais distante, pois, aqui, já tem quase tudo que se precisa para atender as necessidades básicas das pessoas. Farmácia, Postos de Saúde, postos de abastecimento e lavagem de carros, oficinas diversas para carros, motos e bicicletas e serviços de pintura, mercantis, lojas e depósitos de materiais para construções, caixas eletrônicos para saques e pagamentos, lanhouse Onda.com, padarias, lojas de calçados e eletrodomésticos, autopeças, lanchonetes, bares e restaurantes, pousadas de alto luxo e populares e salões de beleza. As correspondências são entregues pelos Correios na comunidade. Não há clubes para realização de festas.

4º) Escolas – O sistema de educação atende a todos os níveis: creches, ensino fundamental e médio, curso superior e PET. Salas com centro de computação, aulas de música e esporte. O transporte escolar está presente nos três turnos de ensino.

image

5º) Frutos do mar – O povoado originou-se de uma colônia de pescadores e, hoje, é o maior aglomerado pesqueiro da região com dezenas de embarcações de pequeno e médio portes. Os pescadores são associados na Colônia de Pesca Z – 22 e fazem capacitações para convivência no mar e preservação do meio ambiente. A grande quantidade de pescado que é capturado e a diversidade garantem o abastecimento dos bares, restaurantes e pousadas que oferecem, aos seus visitantes, produtos frescos como, por exemplo, peixes, camarão e outros crustáceos de várias espécies e sabores.

image

6º) Mulheres – Terra de mulheres bonitas, corajosas e trabalhadoras. Acordam cedo para ajudarem aos seus maridos na saída para o mar. Cuidam dos afazeres domésticos e fabricam as redes de pesca. Dormem pouco, pois as famílias são numerosas. O artesanato é muito rico, fruto das mãos habilidosas destas mulheres, que é produzido através de uma associação – PREART. Com o advento do turismo, este setor passou a absorver muita mão de obra feminina em bares, restaurantes e pousadas.

7º) Passeios – Os visitantes que pretendem conhecer a praia e seu entorno podem contar com passeios em carros de tração ou à cavalo. Também podem fazer caminhadas pela praia, nos horários mais frios do dia, pela manhã ou no final da tarde, subindo e descendo dunas, mas o ICMBio adverte, não danifique o meio ambiente. Ajude a preservar a natureza e não abandone o lixo nas trilhas.

8º) Pessoas – O povo é pacato e acolhedor. A maioria de seus habitantes ainda é de nativos descendentes dos primeiros habitantes que chegaram na década de quarenta vindo de diversas localidades vizinhas. A comunidade cresceu muito nos últimos vinte anos com a chegada de turistas estrangeiros e de outras regiões do Brasil. Dezenas de idiomas são falados na comunidade. A religião praticada é a Católica e Protestante com várias denominações. Não há centros espíritas, mas rezadeiras.

image

9º) Praia – A praia é linda! De rara beleza e sem poluição, torna-se ideal para o gostoso banho de mar, que tem seu ponto alto no dia de São José quando milhares de pessoas, vindas de diferentes regiões, participam do banho de mar, regatas de canoas e shows com a presença de centenas de vendedores ambulantes. A praia é ideal para pratica de esportes náuticos como, por exemplo, kitesurf que também oferece treinamentos para iniciantes. Já foi local de grandes competições internacionais. O Rally da Praia do Preá já é uma tradição e este ano realizará sua décima edição.

10º) Transportes – A comunidade está conectada com as principais cidades da região. Diariamente, um ônibus sai, às 5hs: 15m, com destino à Fortaleza, retornando às 22hs. Outro, parte, às 5hs, com destino à cidade de Cruz e Acaraú, retornando às 14hs. Há uma saída constante de transportes alternativos para Jericoacoara e Jijoca com horários para Granja e Camocim.

Dr. Lima

domingo, 21 de agosto de 2011

Dia de cantar parabéns

Parabéns para a Professora Maria Lucimar de Souza, minha  esposa e para meu tio Armando Dutra, o terceiro da foto abaixo onde se encontram seus irmãos Juvenal e Antônio. Que as bênçãos do Criador recaia sobre vocês, trazendo muita Paz e Felicidades. Que esta data se reproduza ainda mais de sessenta vezes.

DSC02117

DSC02165

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

OS DEZ DESMANDAMENTOS DA PRAIA DO PREÁ

 

P2020016

A Praia do Preá fica situada no Distrito de Caiçara, distante 36 Km da sede do município de Cruz e 300 Km de Fortaleza. A praia é conhecida pelas suas belezas naturais, com destaque para as lagoas do seu entorno com por exemplo, Lagoa da Formosa, Lagoa de João Francisco, Lagoa dos Monteiros e Lagoa de Jijoca - a maior do Ceará. As dunas de areias movediças e as matas ciliares complementam a beleza que encantou Iracema, A Virgem dos Lábios de Mel. Mas, com todos estes encantos, há também seus desencantamentos.

1º) A estrada de acesso à Praia do Preá são dez quilômetros de piçarra cujo trajeto é feito com muitas dificuldades. A poeira e trepidação no verão contrastam com água e lama durante a quadra invernosa. Os ônibus que levam turistas para Jericoacoara são obrigados a irem até Jijoca de Jericoacoara, onde os passageiros são transferidos para jardineiras ou caminhonetes aumento o percurso em 10 km.

2º) O povoado da Praia do Preá tem uma população de cera de 4.000 hab., com mais de 100 ruas e avenidas, mas todas sem denominação. As dificuldades para localizar uma residência ou comércio é motivo de muitas reclamações por parte das pessoas que fazem a entrega de correspondências, mercadorias, cobradores e até das empresas de prestação de serviços como a COELCE que, na maioria das vezes, não conseguem localizar o destinatário, haja vista que muitas famílias são recém-chegadas na comunidade e não são conhecidas dos vizinhos.

3º) O abastecimento d’água da comunidade é feito através da Associação Comunitária que foi projetado para atender a 200 famílias. Hoje, são mais de 800 ligações. É muito frequente a falta de água nas torneiras, principalmente nas horas mais quente do dia e nos finais de semana e feriados, quando o consumo de água aumenta com a demanda.

4º) Muitas ruas não tem sistema de iluminação pública, pois faltam as luminárias que nunca foram instaladas, mas a taxa de iluminação é cobrada nas contas de luz dos consumidores residenciais e comerciais. Algumas luminárias foram compradas pelos consumidores para que fossem instaladas. Várias lâmpadas estão apagadas e o problema aumenta com a chegada dos fortes ventos do verão que queima as lâmpadas ou arrebenta a fiação, embora o serviço de manutenção esteja sempre presente na comunidade e a falta de energia não mais aconteceu.

5º) A coleta de lixo é feita apenas nas principais ruas e há muitos terrenos baldios cobertos pelo lixo. Os depósitos de coleta de lixo são virados pelos animais que saem a procura de comida espalhando o lixo pelas ruas com a ajuda dos fortes ventos. Quem mais sofre com o lixo é a comunidade de Cavalo Bravo para onde vai todo o lixo de Preá e Vila de Caiçara.

6º) O calçamento que foi feito na rua principal, em uma extensão de 1.500m, já está desmanchando em vários trechos e coberto de areia. Com a passagem intensa de veículos a poeira invade as residências, motivo de reclamações das donas de casas que tem seus móveis e eletrodomésticos danificados pela poeira.

7º) O atendimento médico – odontológico no PSF da comunidade é precário e a presença destes profissionais é uma raridade. O serviço de enfermagem é feito por profissionais de muita competência e profissionalismo, mas não é capaz de atender a toda a demanda do posto.

8º) Uma equipe de policiais da PMTUR faz a segurança na comunidade embora não tenha intimidado os atos de vandalismos e pequemos roubos e furtos, que ainda são praticados, mas a população já se sente mais segura, pois elementos de alta periculosidade já foram tirados do meio da sociedade.

9º) Os telefones públicos, que foram instalados na comunidade, é um problema para quem precisa fazer ligação de um orelhão, pois dificilmente irá encontrar um que funcione a contento, entre os mais de dez que foram instalados na comunidade. Os atos de vandalismo são responsáveis pela danificação de muitos aparelhos. O Sinal para celular é muito precário e dificilmente se consegue completar uma ligação.

10º) A exploração sexual, as drogas, o vandalismo e a falda de compromisso com a educação, por parte de muitos jovens, tem sido os fatores que mais vem causando preocupação e desgosto para muitos chefes de família na Praia do Preá, motivos geradores de um grave problema social, que também preocupa as autoridades.
Dr. Lima