Jacimara, minha filha caçula, Eu, com muita sorte nesse evento, pois fui ganhador de todos os sorteios desse evento. Mendonça com sua esposa Franciné e o Professor Amorim, que foi meu sócio no Jornal A Folha.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Parceiros dedicados na alimentação deste blog
Dr. Lima, radialista atuante da emissora Rádio Seis de Abril em Cruz-CE e repórter que trás para os nossos leitores, as ocorrências da Região do Baixo Acaraú. A direita Eu, Jacinto Pereira, responsável pela atualizações diárias deste blog e âncora do programa Rádio Debate da Rádio Pioneira de Forquilha, que também tem Studio em Sobral e Santa Quitéria-CE
Esta foto foi feita enquanto Dr. me entrevistava sobre a situação do trânsito no Brasil, para seu programa semanal de rádio.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Uma década de governo do PT
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 20 Fevereiro 2013 13:14
- Escrito por Jussara Seixas
Por Jussara Seixas - editora fundadora do Blog da Dilma - Faz uma década que o PT está governando o Brasil. O Brasil mudou para melhor, a vida das pessoas melhorou muito. O Brasil governado pelo PT é respeitado no mundo todo. Lula e Dilma, nossos queridos presidentes desta década, cumpriram o que prometeram. Nossa economia é sólida, o desemprego nunca atingiu números tão baixo. Os juros bancários nunca foram tão baixos. Nunca antes na história deste país um presidente pensou em reduzir a conta da energia elétrica, , como fez a presidenta Dilma.
O PROUNI colocou na universidade milhões de jovens que antes não tinham esperança. O Luz para Todos levou energia elétrica para todos os rincões do Brasil. Com crédito farto, aumento real nos salários, empregos, o povo compra o que antes era apenas um sonho. O Brasil tinha 54 milhões de miseráveis em 2002. Graças ao Bolsa Família, o maior e melhor programa de redistribuição de renda do mundo, essas pessoas deixaram a pobreza extrema. O SAMU atende milhares de pessoas que necessitam de um atendimento de emergência em todo o Brasil, com profissionais médicos e paramédicos competentes. Quem não se lembra das intermináveis filas do INSS? Hoje acabaram as filas nos postos do INSS, o cidadão segurado é tratado com respeito e rapidez na hora de solicitar sua aposentadoria ou outros benefícios. Agora o atendimento é feito com hora marcada. A tão sonhada casa própria tornou-se realidade com o programa Minha Casa Minha Vida para milhões de pessoas com baixa renda. A classe média também foi beneficiada para adquirir a casa própria, graças aos financiamentos da Caixa Econômica Federal, com juros baixos e um longo prazo de pagamento. Todos os incentivos do governo federal foram feitos para melhorar a vida das pessoas, principalmente dos mais pobres. Foram feitos para melhorar o país. A crise financeira mundial não fez o Brasil quebrar, como no passado, não ficamos de joelho com o pires na mão, não recorremos ao FMI, não fomos humilhados. Vida longa ao PT, vida longa a Lula e Dilma e que eles governem o Brasil por mais 20 anos. O Brasil e o povo brasileiro agradecem.
Jussara Seixas - editora fundadora do Blog da Dilma
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Italiana diz ter dado a luz 28 alienígenas
Por Admin em Curiosidades.
Existe vida em outros planetas? Este é um questionamento que tão cedo não obteremos resposta e que continuará causando grande polêmica, a não ser que todos acreditemos em Giovanna, uma italiana que assegura ter dado a luz alienígenas em várias ocasiões, e para comprová-lo interrompeu uma das gravidezes e filmou a prova de que há vida lá fora deste mundo.
Neste vai e vem de teorias conspiracionistas, há depoimentos de casos de abdução, avistamentos e contatos com raças extraterrestres e o último registro ovni apresenta como protagonista uma mulher italiana de nome Giovanna, que assegura sofreu um aborto extraterrestre. Nos vídeos que ilustram este post (infelizmente em espanhol, mas acho que todos entenderão sem maiores problemas) podemos ver o relato de viva voz da mulher envolvida nos fatos.
Na Itália ficaram boquiabertos após escutar a história desta mulher de 41 anos, que assegura ter sido abduzida por ETs em diversas ocasiões ao longo de sua vida. E em cada uma delas foi obrigada a conceber alienígenas e colaborar com a reprodução da raça.
Segundo Giovanna, ficou grávida em 28 ocasiões, e a última vez teve um aborto, que decidiu gravar para que as outras pessoas acreditassem no que dizia.
Outra das evidências encontradas no corpo de Giovanna, depois das supostas abduções, é um elemento químico não determinado, de caráter fosforescente, que foi utilizado como desinfetante durante o contato dos extraterrestres com os humanos.
Leia mais em: Italiana diz ter dado a luz 28 alienígenas - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=21085#ixzz2LUojYJ21
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Sequestro de pessoas da Terra por alienígenas é uma realidade
Vinicius Chargel
Pessoas que foram levadas de uma cidade e deixada noutra; que foram examinadas dentre de naves extraterrestre; gente que além de ter sido objeto de exames com muita dor, ainda receberam chips; mulheres que foram fecundadas e três meses depois alienígenas levaram seus bebês. Além disso, os traumas resultantes dessas intervenções alienígenas. casos como esses serão debatidos pelos ufólogos e simpatizantes de temas ufológicos na próxima sexta 22, no auditório do SEBRAE a partir das 19 horas. A entrada é franca.
Postado por CSPU
Jacinto Pereira
Sequestro de pessoas da Terra por alienígenas é uma realidade
Vinicius Chargel
Pessoas que foram levadas de uma cidade e deixada noutra; que foram examinadas dentre de naves extraterrestre; gente que além de ter sido objeto de exames com muita dor, ainda receberam chips; mulheres que foram fecundadas e três meses depois alienígenas levaram seus bebês. Além disso, os traumas resultantes dessas intervenções alienígenas. casos como esses serão debatidos pelos ufólogos e simpatizantes de temas ufológicos na próxima sexta 22, no auditório do SEBRAE a partir das 19 horas. A entrada é franca.
sábado, 16 de fevereiro de 2013
Grupo da ONU propõe plano para proteger a Terra de asteroides
Por clipping
Pela primeira vez um grupo de trabalho das Nações Unidas propôs um plano de coordenação internacional para detectar asteroides potencialmente perigosos e, em caso de risco para a Terra, preparar uma missão espacial com capacidade para desviar sua trajetória.
“O risco de que um asteroide se choque contra a Terra é extremamente pequeno, mas, em função do tamanho do lugar do impacto, as consequências podem ser catastróficas”, indica um relatório entregue esta semana aos Estados-membros por parte do Escritório da ONU para o Espaço Exterior (Unoosa).
O relatório de 15 páginas ao qual a EFE teve acesso, se chama “Recomendações da Equipe de Ação sobre Objetos Próximos à Terra para uma Resposta Internacional à Ameaça de um Impacto”, e foi elaborado por um grupo de trabalho criado em 2007 em Viena.
Atualmente são conhecidos cerca de 20 mil asteroides próximos à Terra, dos quais aproximadamente 300 são potencialmente perigosos, explica o diretor do grupo de trabalho que redigiu o documento, o mexicano Sergio Camacho.
Até 2020, o analista prevê que será detectado até meio milhão de asteroides próximos a nosso planeta graças à melhora da tecnologia de localização. “São objetos que estão aí, mas não sabemos onde estão”, ressalta.
No caso do asteroide DA14, de cerca de 40 metros de diâmetro, e que passará amanhã muito perto de nosso planeta, “se impactasse em Londres, por exemplo, provavelmente destruiria toda sua região metropolitana”, destaca o analista.
“Ao contrário do que ocorre com os terremotos, os furacões e outros perigos naturais, em relação aos asteroides podemos fazer algo, sobretudo se os encontramos com muita antecipação”, sustenta.
Assim, o documento considera “prudente e necessário” estabelecer critérios e planos de ação para não perder tempo em “debates prolongados” dado que uma missão espacial para desviar um asteroide requer de muito tempo e “o disponível antes do impacto previsto pode ser pouco”.
Recomenda-se estabelecer uma rede internacional para detectar os asteroides com um rumo de colisão com a Terra o mais rápido possível, e fixar claros procedimentos de atuação. O relatório destaca que já existem os recursos financeiros para esta rede, mas que se requer de “um centro de troca de informações reconhecido internacionalmente”.
Além disso, recomenda aos Estados com organismos espaciais “criar um grupo assessor para o planejamento de missões espaciais”, que receberia o apoio da ONU em nome da comunidade internacional.
O grupo estaria encarregado de estudar fórmulas para “a defesa do planeta” com “uma capacidade de desvio eficaz”.
Por último, o relatório recomenda estabelecer um planejamento e coordenação para responder a possíveis desastres no caso de não se poder detectar um impacto de asteroide pelas atuais limitações tecnológicas.
“Talvez não se possam detectar objetos de entre 30 e 300 metros de diâmetro nem de emitir alertas de impacto” a tempo, por isso é preciso contar com planos de resposta semelhantes a outros grandes desastres naturais, adverte.
O documento não menciona nenhum projeto concreto, como a Missão Don Quixote, um plano desenvolvido por empresas espanholas e selecionado pela Agência Espacial Europeia (ESA), que propõe o envio de duas sondas, uma para impactar contra o asteroide e outra para calcular se se conseguiu desviar a trajetória.
Camacho detalha que uma possível missão dependeria do tamanho, da velocidade e da proximidade do objeto espacial. No caso de que o corpo espacial se descubra a tempo se lhe poderia acoplar um satélite artificial que variaria pouco a pouco seu rumo, enquanto outra modalidade seria que um veículo espacial impactasse contra o asteroide.
“E se não houver tempo, deveria se utilizar algum tipo de dispositivo nuclear” que explodisse cerca do asteroide para desviar ou desacelerar sua trajetória, mas sem fragmentá-lo.
Camacho considera que o custo econômico de desenvolver o plano de ação não deveria constituir um problema. “Se se comparar o prejuízo que o impacto de um asteroide em uma zona urbana pode causar com o custo de um lançamento (espacial), não é nada”, ressalta.
O documento ainda pode sofrer alterações antes de ser adotado, até o próximo dia 22, por uma subcomissão científica em Viena, e em junho, pela Comissão da ONU sobre a Utilização do Espaço Ultraterrestre com Fins Pacíficos.
Então será submetido a votação, em outubro, na Assembleia Geral das Nações Unidas, segundo detalha o especialista mexicano, que acredita que o documento não sofrerá grandes alterações. (Fonte: Terra)
O DRAMA DA FALTA D’ÁGUA NA COMUNIDADE DO PREÁ
Cruz. “Lata d’água na cabeça/ Lá vai Maria/Lá vai Maria.
Sobe o moro e não se cansa/Pela mão leva a criança/Lá vai Maria”.
Esta composição carnavalesca de Luiz Antônio e Jota Jr. retrata muito bem a realidade vivida pelas Marias do Preá. Uma comunidade do Litoral Oeste Cearense situada no município de Cruz à 300 Km de Fortaleza. Uma bonita praia que fica incluída dentro da Rota das Emoções.
Há mais de 15 anos, que parte da comunidade é abastecida através de um pequeno sistema da água comunitário, que foi projetado inicialmente, para atender a 200 famílias. A comunidade cresceu e, hoje, já são mais de 1.500 famílias que moram na Praia do Preá, sendo que menos de 1.000 estão sendo contempladas com o abastecimento d’água, além de pousadas e restaurantes. Como o sistema não é capaz de atender a todas as famílias que estão ligadas ao mesmo, falta água a todo o instante. Nos períodos de alta estação, como por exemplo, Natal, Carnaval e Feriados Prolongados, quando aumenta a população de visitantes, a situação é ainda mais gritante. As cacimbas já secaram com o longo período de estiagem, o que agrava mais ainda a situação. Há dias em que não se tem água nem para beber. Onde tem uma cacimba com água a procura é grande pelo um balde de água. A incompetência das administrações do sistema tem contribuído para agravar a situação, além da politicagem que impediu que fosse feita uma ampliação do sistema de abastecimento. Cada dia a situação é mais grave.
Agora, surge outro problema, toda vez que as bombas são ligadas, falta energia elétrica por causa da sobrecarga na rede. A COELCE já transferiu a ligação do sistema para outro transformador, mas o problema persiste. Há suspeita de que haja defeito no sistema elétrico que já é velho e não passa por uma manutenção adequada. Os comerciantes reclamam da constante falta de energia que causa prejuízos por causa dos produtos congelados. As escolas do turno noturno também são prejudicadas com as constantes faltas de energia obrigando aos professores a suspenderem as aulas. A população é obrigada e recorrer à água mineral até para tomar banho. Um tambor de 20 Litros custa R$ 6,00.
As donas de casa indignadas reclamam da falta d’água, pois não conseguem lavar roupa e a louça fica suja até que pingue um pouco de água na torneira, mas que logo desaparece.
Dr. Lima
Campanha da Fraternidade será aberta neste sábado
A Diocese de Sobral marca para este sábado, 16, a abertura oficial da Campanha da Fraternidade - 2013. A missa que marca a a abertura oficial da campanha, será realizada na Igreja da Sé Catedral as 18h30, e será celebrada pelo bispo diocese Dom Odelir Magri.
A missa diocesana reunirá representantes de todas as paróquias que compõem a diocese de Sobral. Logo após a missa haverá um show no Theatro do Largo das Dores.
Por WILSON GOMES
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
OPERAÇÃO DO BPTUR CULMINA COM PRISÃO DE TRAFICANTE, DROGA E DINHEIRO NA PRAIA DO PREÁ
Cruz. terça feira, 12, por voltas das 16hs, o Capitão Marcena recebeu uma informação anônima de que havia um ponto de venda de drogas e exploração sexual localizado em um bar usado como fachada na Rua José Lopes Pontes esquina com Rua São José, na Praia do Preá, município de Cruz. O Capitão Marcena, com seus comandados, dirigiu-se ao local onde encontrou uma senhora por nome de Francisca Dayane Alves Melo, 22, natural de Sobral, residente na Rua Pimentel Ferreira Gomes, 410, Bairro Expectativa, Sobral-CE, que vive em união estável com Raimundo Nonato Souza Barbosa, Vulgo “Camões”, natural de Mucambo-CE que também se encontrava no local, mas conseguiu se evadir com a presença dos policiais, mas deixou o veículo onde foram encontrados seus documentos possibilitando sua devida identificação. O veiculo permanece abandonado na Praia do Preá.
Raimundo disse para o Capitão que era o proprietário do bar e que a senhora Dayane era a gerente, mas para o outro policial ele afirmou que Daiane era viciada em drogas e que vivia em união estável com a mesma.
Os policiais pediram autorização para entrar no recinto e ao tentarem fazer vistoria na bolsa da senhora Dayane ele não aceitou o que levantou suspeita. Os policiais fizeram uma vistoria minuciosa no local e após conseguirem vistoriar a bolsa encontraram uma boa quantidade de droga de vários tipos.
Com ela foi encontrado, na bolsa, 5 pedras de craque, 5 trouxinhas de maconha e uma pequena porção de cocaína. Na continuação da busca ainda foi encontrado mais 77 trouxinhas de 84g (Maconha), 123 trouxinhas (de 28 gramas) de craque, Cocaína 35 trouxinhas (de 21 Gramas) mais 70g de cocaína acondiciona como pedra. Também foi encontrado no poder de Dayane, a quantia de R$ 131,00 em Cédula e R$ 25,80 em Moedas. Dayane confessou que era usuária de drogas e que o produto era para consumo próprio, justificativa não convincente, pois, era bastante droga. Além de droga e dinheiro também foi encontrado um caderno com a contabilidade do trafico das drogas especificando as quantidades, valores e clientes. O que comprovou que era uma traficante organizada e experiente.
Dayane recebeu voz de prisão e foi enquadrada no Art. 33, da Lei 11.343/06 (trafico Ilícito de drogas). Foi autuada na Delegacia Regional de Acaraú e recambiada para a Cadeia de Marco onde permanecerá até ulterior deliberação do Juiz da Comarca de Cruz.
Faziam parte da equipe, que realizou a operação com bastante êxito, o Capitão Macena, Sargento Feitosa e o Cabo Ernandes. Todos pertencem ao Batalhão de Turismo – BPTUR.
Esta foi mais uma ação louvável dos policiais do BPTUR que consegui retirar mais um traficante que procurava se instalar na Praia do Preá visando o aliciamento de jovens desta comunidade.
Outras operações como esta estão sendo aguardadas com ansiedade pela população do Preá, haja vista a grande quantidade de traficantes que atuam nesta comunidade e região circunvizinha aliciando e destruindo centenas de jovens que são levados para o submundo das drogas. Após ficarem viciados, os jovens passam a praticar pequenos roubos e furtos para compra de drogas fazendo como a primeira vitima as pessoas da família.
Dr. Lima
Abdução será tema da reunião do CSPU em fevereiro
O dia 19 de setembro de 1961 é um verdadeiro marco na história da ufologia moderna, foi nesta data que o casal Beth e Barney Hill relata ter sido vítimas de um dos fenômenos mais intrigantes na área, a abdução.
O termo "abdução" tem origem no jargão jurídico e significa sequestro, captura involuntária.
Assim, bem mais que o avistamento de luzes ou marcas em plantações, fenômenos que impressionam e são alvo de pesquisas em todo o mundo, as abduções podem ser a chave de toda ufologia.
Sonhos? delírios? construção mental? ou uma realidade oculta?
Beth e Barney Hill só tiveram consciência do processo de abdução semanas após o fato, revelando uma espantosa convergências de acontecimentos em sessões de hipnose, seguidos de um missing time, ou seja, uma perda de memória por quase 3h.
Beth e Barney Hill, primeiro relato de abdução na era moderna
Milhões de pessoas em todo o mundo relatam contato com seres humanoides, alguns trazem detalhes e características comuns, mesmo estando distantes milhares de quilômetros.
Afinal, existe como comprovar essa realidade? em Sobral há casos de contatos imediatos e abdução?
Na próxima reunião, 22/02/2013, 19h, o CSPU abordará um dos temas mais intrigantes da ufologia e apresentará materiais e depoimentos que farão você repensar profundamente esse fenômeno.
Por Jander Magalhães
domingo, 10 de fevereiro de 2013
Detran e PRE realizarão 287 operações de trânsito durante o carnaval
A Operação Carnaval que teve inicio nesta sexta-feira (08), na CE-040, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Ao todo são 600 agentes de fiscalização de trânsito, com o uso de 110 viaturas, de ambos do Órgãos do Governo do Estado, para realizar 287 operações. Todas as equipes estarão equipadas com bafômetro (ao todo são 164 equipamentos). A tolerância é zero quanto ao teor de álcool no sangue e a multa dobrou: R$ 1.915,40, conforme as novas regras da Lei Seca, sancionadas em dezembro do ano passado pela Presidenta da República. Além do processo administrativo, que prevê suspensão da CNH por 12 meses, o condutor poderá também responder a processo criminal, sendo levado preso, com pagamento de fiança.
Haverá também 13 equipes apreendendo animais soltos nas rodovias (atividade iniciada segunda-feira, dia 2) uma ação preventiva nas três principais vias de utilização nesse período: CE-040, CE-085 e CE-060 (Maciço de Baturité). As equipes permanecerão percorrendo as regiões do Estado, apreendendo animais. Em 2012, o DETRAN apreendeu 13 mil animais, dos quais 11 mil foram jumentos. Foram doados 1.200 animais comestíveis (como porco e carneiro) a instituições e hospitais filantrópicos.
Em conjunto com o Detran, a PRE manterá 138 barreiras de fiscalização, durante todo o período do carnaval, nas regiões litorânea, serrana e sertão. Nos postos permanentes da PRE estão equipes para fiscalizar a saída dos veículos de quem trafegar pelas CEs-040, 060, 065 (Maranguape), 085 e 090 (Caucaia). Haverá trailer nos acessos a Pindoretama, cascavel, Beberibe, Aracati, Caucaia, Trairi, Guiaúba e Sobral.
Informações: Paulo Ernesto Serpa –(Assessoria de Imprensa do Detran)
sábado, 9 de fevereiro de 2013
Isenção de imposto de renda vale para cegueira em um olho
DECISÃO – Publicado em10/12/2010
Isenção de imposto de renda vale para cegueira em um olho
A pessoa com cegueira irreversível em um dos olhos está livre do pagamento de imposto de renda. O entendimento é do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve a isenção a um aposentado de Mato Grosso. O estado recorreu da decisão, mas a Segunda Turma concluiu que a lei não distingue, para efeitos de isenção, quais espécies de cegueira estariam beneficiadas ou se a patologia teria que comprometer toda a visão. O relator é o ministro Herman Benjamin.
Um odontologista aposentado por invalidez por causa de cegueira irreversível no olho esquerdo ingressou na Justiça para obter a isenção do imposto de renda em relação aos seus proventos. A cegueira irreversível foi constatada por três especialistas na área médica e o laudo atestado pelo Instituto de Previdência do Estado de Mato Grosso (Ipemat). O aposentado, além de pedir a isenção, também pleiteou a restituição do que foi indevidamente retido na fonte por sua unidade pagadora. Teve decisão favorável tanto na primeira quanto na segunda instância.
Para tentar reverter o julgamento, o governo de Mato Grosso entrou com recurso no STJ, alegando que a Lei n. 7.713/1988 não especifica de forma analítica as condições ou os graus de moléstia que poderiam ser considerados para fim de isenção do imposto. Segundo o estado, a isenção deveria ser concedida apenas aos portadores de cegueira total e a lei deveria ser interpretada de forma restritiva e literal.
No julgamento, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) aplicou a literalidade do artigo 6º, inciso XIV, da Lei n. 7.713/88, que isenta do pagamento as pessoas físicas portadoras de cegueira, e invocou a preservação da garantia do direito fundamental na interpretação do artigo. Além disso, destacou que a decisão de primeiro grau baseou-se na construção de uma norma jurídica a partir da interpretação do relatório médico e dos princípios da proporcionalidade e razoabilidade.
O ministro Herman Benjamin lembrou que o Código Tributário Nacional (CTN) prevê a interpretação literal das normas instituidoras de isenção tributária, sendo inviável a analogia. Destacou a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10) da Organização Mundial da Saúde (OMS), na qual são estabelecidas definições médicas de patologias.
Nessa relação, a cegueira não está restrita à perda da visão nos dois olhos. “Nesse contexto, a literalidade da norma leva à interpretação de que a isenção abrange o gênero patológico “cegueira”, não importando se atinge a visão binocular ou monocular”, concluiu.
A decisão da Segunda Turma vale para o caso julgado, mas cria um precedente que deve nortear não só outros processos julgados no STJ, como as demais instâncias da Justiça.
Compartilhar esta Notícia:
Coordenadoria de Editoria e Imprensa
Esta página foi acessada: 23773 vezes
Fonte: http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=100159
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Pescador profissional deve atualizar cadastro para não perder o direito de pescar
Publicado em 06/02/2013 - 10:02 por Roberto Moreira | Comentar
Categorias: Política
O Ministério da Pesca e Aquicultura está atualizando o cadastro de pescadores profissionais artesanais em todo país. Os trabalhadores têm até 30 dias após a data de seu aniversário para atualizar os dados referentes ao Registro Geral da Pesca (RGP), exclusivamente pela internet, no endereço: www.mpa.gov.br. O trabalhador que tiver dificuldade em atualizar as informações ou acessar a internet deve procurar as colônias de pescadores ou a superintendência do ministério nos estados para receber orientações.
Claudia Vidal - Jornalista: DRT 6203/PR
(85) 8710.1313
Assessoria de Imprensa
Deputado federal José Airton Cirilo (PT/CE).
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
Cid anunciou aumento nas gratificações e um investimento de R$ 228.000.000 na educação
Os investimentos incluem a construção de 41 novas escolas, 80 ginásios, 230 mil carteiras escolares e tablets para os professores. A educação do Ceará é destaque nacional.
O ano letivo começou com festa para professores e alunos das escolas estaduais. Nesta quarta-feira (05) o governador Cid Gomes anunciou uma série de ações e melhorias que vão beneficiar a todos os envolvidos na educação pública do Ceará. Durante a solenidade no pátio da Secretaria da Educação (Seduc), o chefe do Executivo Estadual assinou a mensagem do projeto de lei que prevê melhorias salariais e criação de cargos. A mensagem será encaminhada para votação na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). Também no evento foram assinadas ordens de serviço e termos de compromisso que visam a interiorização do ensino público e melhores condições das escolas. Ao todo, o Estado vai investir cerca de R$ 228 milhões nessa ações. “O mais importante no dia de hoje é poder proporcionar aos alunos e professores um início de ano letivo bem e reafirmando o compromisso que o Governo do Estado tem com a causa da educação”, destacou Cid Gomes.
A mensagem prevê que secretários escolares passem do cargo DAS-3 para DAS-2 com um aumento de 33,3% no valor da gratificação, que vai passar de R$ 778,42 para R$ 1.037,94; e coordenadores passem de DAS-2 para DAS-1, com o mesmo reajuste de 33,3%, e o valor da gratificação passa de R$ 1.037,94 para 1.383,91. Os diretores de Ceja e Escolas Tipo “C” também serão beneficiados com um aumento de 42,89% no valor da gratificação, passando do cargo DAS-1, no valor de R$ 1.383,91 para R$ 1.977,08. A mensagem também deve ser votada para criação do cargo de coordenador financeiro em todas as escolas, com gratificação de cargo DAS-2. “O Ceará é o único estado que vinculou o reajuste do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação ao salário dos educadores. A lei pede que sejam investidos algo em torno de 60% na educação e o Governo do Estado já investe cerca 77%, que deve evoluir até chegar a 80% de investimentos nessa área para alcançarmos um patamar ideal de educação”, explicou Cid Gomes.
Já os R$ 228 milhões de investimentos anunciados serão destinados a construção de quatro novas Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (R$ 34 milhões) nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Forquilha, Caridade e Alto Santo, que também vai beneficiar Ererê e Iracema; construção de 37 Escolas de Ensino Médio (R$ 107 milhões) e construção de 80 ginásios poliesportivos, do montante, 54 foram assinados termos de compromisso e 26 ordens de serviço.
Segundo o Governador, o objetivo é ampliar a oferta de vagas no ensino profissionalizante e médio em localidades longe das sedes dos municípios. A jovem Ariele Lopes, da escola São Francisco da Cruz, no Preá, distrito do município de Cruz, será uma das beneficiadas com a construção de escolas. “Nossa comunidade está muito feliz com a construção dessa nova escola de ensino médio. Queremos agradecer ao Governador pela garantia de agora termos um espaço escolar adequado”, agradeceu a estudante.
Na ocasião o Governador também fez a entrega de simbólica de 29 academias populares, onde foi investido R$ 1,5 milhão dos R$ 228 milhões; de 230 mil carteiras escolares que o Estado investiu R$ 42,2 milhões; e entrega de 16.302 tablets, ação que recebeu por parte do Estado o montante de R$ 5 milhões. O Campeão das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, Ricardo Oliveira, estudante da Escola Maria Afonsina Diniz Macedo. “Proporcionar aos alunos melhorias que muitos dos seus pais não tiveram é o grande impulsionador do nosso trabalho. Para isso deve-se investir em melhorias nas condições de trabalho e no atendimentos aos nossos alunos, melhorias essa que impactam diretamente da vida dos nossos alunos”, ressaltou a secretária da educação, Izolda Cela.
Cid Gomes finalizou a solenidade destacando a importância que têm um para o poder público investir na educação.“O Ceará tem conquistado vitórias importantes nessa área e isso é um indicativo muito claro que quando há envolvimento e compromisso a coisa pode acontecer. Os resultados estão aparecendo muito rapidamente, como por exemplo com o Programa de Alfabetização na Idade Certa que se transformou numa referencia nacional e foi adotado pelo Governo Federal, e as melhorias nos indicativos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Ideb. Nunca o Ceará tinha alcançado o primeiro lugar do Nordeste. Não só alcançarmos como passamos a ser também melhor do que o Norte e Nordeste”, destacou. “Isso nos estimula, mas temos um grande desafio. Meu sonho é que um dia a escola pública seja responsável pela formação das maiorias de jovens que vão ingressar nas faculdades”, completou o Governador.
Prestigiaram a solenidade os secretários estaduais, Adail Fontenele (Infraestrutura) e Quintino Vieira (Departamento de Edificações e Arquitetura), Maurício Holanda (Adjunto da Educação) e Idilvan Alencar (Executivo da Educação); e os deputados estaduais Artur Bruno e Bethrose; prefeitos e autoridades dos municípios.