Este é o meu irmão caçula, Jonas Pereira Brandão, sendo homenageado pela RACCO Cosméticos pelo seu desempenho na empresa. Parabéns mano, extensivo a sua digníssima esposa, Teia Lopes.
domingo, 29 de novembro de 2015
domingo, 15 de novembro de 2015
Artesanatos da digníssima
Gosto de presentear minha esposa com peças de artesanato. Afinal ela aniversaria no Dia do Folclore. Isto é o balcão que separa a sala de estar, da sala de janta. Além das peças, a foto ainda pegou a parte superior de sua cadeira de balanço preferida, que também é uma obra de arte.
Arte chinesa, dois pássaros que cantam maravilhosamente bem.
Animais da fauna brasileira.
Arte feita na casca da cajazeira.
Arte em metal, toca uma música linda.
Fusca, o mais popular dos carros populares. Meu neto já o desmanchou várias vezes.
Nesta foto temos um velho pescador como o seu peixe. Temos um agricultor com a enxada e a foice. Temos três jangadas e um caranguejo.
Nesta foto está a cozinha da casa de taipa do trabalhador rural, que já está preta da fumaça do fogão a lenha. Vemos também a lamparina no alto, o papagaio, uma bolsa de palha, uma peneira de talos onde se peneirar a goma da tapioca, um abano, o ralo de ralar o milho da pamonha e da canjica. O banco do pote com jarra e caneco e embaixo a galinha está chocando a ninhada. Uma mesa com os banquinhos, o cachorro, o gato, o pilão e a vassoura encostada no fogão.
Nesta obra está a frente da casa do sertanejo, onde se vê o balde do leite, o lampião de clarear o terreiro, a foice, um rolo de pau, a enxada, a pedra de amolar, a vassoura, o pilão de pisar o milho do fubá, o banco com o cachorro descansando, um balde pra carregar água, um caixão com uma galinha pondo ovos, uma cangalha para usar no jumento e junto a cerca de pau-a-pique fica a cacimba (poço), equipada com engenhoca (carambola), corda e balde de puxar água. É ou não é linda, a Arte Popular do Nordestino?
Por Jacinto Pereira
terça-feira, 10 de novembro de 2015
Esta foto me lembra “Cachibrema”
Jacinto Pereira de Souza Esse cara está pensando: Que bebida foi essa que me deram, me deixou com uma tremenda dor de cabeça e ainda me roubaram minhas roupas!
Tradução de cachibrema: Cachaça, chifre e problema
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
Sobral comemora os 100 anos da Diocese
Sobral viveu dia magno neste 8 de novembro. Celebração do Centenário da Diocese. Missa iniciada às 18 e concluída quase 22 horas e não cansou. Beleza que nem se vê em Roma. Iniciada com a Marcha Pontifícia e concluída com o Hino do Centenário da Diocese. Belos comentários, magnífico sermão de Dom Cláudio Hummes, sábias palavras do Prefeito Clodoveu Arruda e de Dom Vasconcelos.
Texto do Prof. José Luís Lira, via Facebook
terça-feira, 3 de novembro de 2015
Um casal feliz
Minha comadre Alzira Nunes Brandão com o meu neto Levih, filho de minha primogênita Denise, que é afilhada dela.
Beijus e tapiocas
Isto aconteceu na “Casa de Farinha” do meu amigo Coraci, que mantem a tradição da farinhada, mesmo que não tenha lucros financeiros nessa atividade.