segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

SÃO NICOLAU. O SANTO QUE VIROU PAPAI NOEL


A história de São Nicolau, o santo mais amado pelas crianças na Rússia, no norte da Europa e nos Estados Unidos, e como surgiu a lenda de Papai Noel.

21 DE DEZEMBRO DE 2017 ÀS 13:17 // INSCREVA-SE NA TV 247 Youtube

Ouça este conteúdo0:00100%Audima

À esquerda, São Nicolau carrega presentes de Natal em um cartão alemão de 1939. À direita, uma imagem do santo com os três meninos que foram salvos da barrica de salmoura e a bola de ouro que simboliza o dote que o santo ofereceu às três mocinhas pobres.


Por: Luis Pellegrini

O mito de Papai Noel surge da lenda de São Nicolau, santo cristão que nasceu e viveu no Século 4 da nossa Era, na região onde hoje fica a Turquia. Segundo a tradição, São Nicolau deu um dote a três moças pobres muito jovens para que elas pudessem encontrar um noivo e se casar, em vez de terem de enfrentar um destino amargo na prostituição.

Essa história, que mostra bem a condição da mulher naqueles primeiros séculos da Idade Média, logo se difundiu em toda a Europa e deu origem a um costume que perdurou durante muito tempo, o da troca de presentes no dia consagrado ao santo, 6 de dezembro. O costume ainda é praticado nos Países Baixos, na Alemanha e na Áustria, e inclusive em países latinos como a Itália, nas cidades de Trieste e em várias outras da região do Alto Adige. Nesses lugares, a noite de 5 de dezembro ainda é aguardada com ansiedade pelas crianças. As que se comportaram mal deverão prestar contas ao servidor de São Nicolau, uma espécie de bicho-papão peludo e de aspecto demoníaco. Mas o santo deixará presentes, doces e frutas nos sapatos das crianças que foram boazinhas.


Diferentes tradições natalinas

Nos países protestantes, a tradição mudou e assumiu outros rumos. São Nicolau perdeu o aspecto de bispo católico mas manteve o papel de ser benéfico com o nome inicial de Samiklaus, que depois virou Sinterklaus ou Santa Claus. Ele passou então a ser festejado na mesma ocasião da festa cristã mais importante, o Natal.

Mas Papai Noel, o homenzarrão com barba branca e o saco cheio de brinquedos e presentes é, por seu lado, uma invenção norte-americana. Surgiu dos lápis coloridos do desenhista Clement C. Moore que, em 1822, escreveu uma poesia na qual descrevia o bom velhinho como todos até hoje o conhecemos, com barba longa, o carro puxado por renas e tudo o mais. Esse novo Santa Claus teve logo um enorme sucesso, conquistando inclusive a Europa, sua terra de origem, a partir da década de 1950.

Uma representação do bispo São Nicolau (Sinter Claes) feita no século 16 na parede do dique de proteção contra as águas do mar em Amsterdam. São Nicolau é o patrono da Holanda


Quem era, afinal, São Nicolau?

Diferente de Papai Noel, São Nicolau realmente existiu. Nasceu em Patara no ano 270 d.C. e foi bispo de Myra, na Lícia (ambas na atual Turquia). Um dos primeiros santos do panteão cristão, sua figura está até hoje envolta em mistério, mas indícios arqueológicos mostram que ele realmente existiu. O seu nome faz parte de antigas listas dos participantes do primeiro Concílio de Niceia (ano 325), uma reunião de todos os bispos da Igreja cristã para se tentar chegar a um acordo quanto a divergências teológicas a respeito da natureza de Cristo.

Na falta de notícias históricas certas, os biógrafos reconstruíram a vida de Nicolau temperando-a com detalhes muitas vezes incongruentes retirados de outras vidas de santos. Filho único de pais ricos, parece que desde a juventude ele tenha manifestado os sinais da sua santidade: às quartas e sextas feiras, dias em que os cristãos deviam respeitar a abstinência prescrita pela Igreja, o pequeno Nicolau mamava apenas uma única vez. Ele não teve uma morte espetacular, como mártir, mas parece que faleceu de velhice, após poucos dias de sofrimento, entre os anos 345 e 352. E como fizera durante toda a sua vida, também depois de morto tomou a defesa da sua comunidade, presenteando os fieis com um óleo perfumado dotado de poderes miraculosos que, misteriosamente, escorria das suas relíquias. Elas foram conservadas na catedral de Myra até o século 11 (e tiradas de lá e levadas para a Itália por soldados da cidade de Bari em 1087).

Até os séculos 7 e 8, sua fama no entanto se limitava à região da Lícia. As coisas mudaram quando, na virada entre os dois séculos, diante do litoral onde fora edificado o seu santuário, bizantinos e árabes combateram pela supremacia marítima. Aconteceu então um salto de status: Nicolau tornou-se o ponto de referência místico dos marinheiros bizantinos e o seu protetor, transformando-se de santo local em santo internacional. Seu culto se expandiu ao longo das rotas marítimas do Mediterrâneo, chegando a Roma e a Jerusalém, a Constantinopla, à Rússia e ao resto do Ocidente. No século 9 se difundiu na Alemanha.


Santo salvador de crianças

Paralelamente se desenvolveu uma sua biografia definitiva, “enriquecida” de novos episódios que não fazem parte da sua história original. Um dos episódios mais famosos é a história das três mocinhas, particularmente difundida entre os séculos 9 e 12: comovido pela sorte de três jovens que o pai pretendia vender para a prostituição, durante três noites seguidas Nicolau fez chegar a elas, através de uma janela semiaberta, saquinhos contendo moedas de ouro. Essas moedas seriam o seu dote, para que as três fossem aceitas em casamento. Essa história deu a Nicolau a fama de generoso doador de bens, bem como a de patrono das virgens e a de garantidor da fertilidade.

Foi a relação especial que Nicolau tinha com as crianças que acabou de consagrar a sua fama de santo benéfico. Conta-se que certa noite três meninos pediram hospedagem em uma pousada. O dono e sua mulher os acolhem com aparente boa vontade. Mas a verdade é que acabara a carne na dispensa da pousada, e para refazer o estoque, os proprietários decidem matar os três rapazes a machadadas e colocar os corpos na salmoura para conservar. Ao final do massacre, São Nicolau bate à porta e pede um prato de carne. Como o dono da estalagem se recusa servi-lo, Nicolau se dirige à dispensa e retira da salmoura os três jovens: todos eles vivos e sadios. Essa lenda circulava sobretudo nas escolas eclesiásticas e nos seminários onde, no dia 28 de dezembro, era celebrada a Festa dos Inocentes, uma festividade de origem que, como tantas outras, fora incorporada ao calendário litúrgico católico. Na ocasião, os estudantes e seminaristas elegiam o “pequeno bispo”, que presidia os festejos e distribuía presentes.

Esses festejos, que preservavam muitos aspectos das saturnálias pagãs dos romanos, atingiram o seu ápice no século 16, quando começaram a incomodar as autoridades da Igreja. Mas Nicolau continuou a sobreviver nas escolas e nas casas graças às crianças, que continuaram a festeja-lo e a receber os seus presentes.

Até hoje, a história e a devoção a São Nicolau permanece viva e é muito difundida em duas cidades italianas: Bari e Veneza. Depois que a cidade de Myra foi tomada pelos muçulmanos, em 1807, os soldados bareses organizaram uma expedição até aquele lugar para recuperar as relíquias do santo. Acabaram invadindo e saqueando toda a cidade e as relíquias do santo (os seus ossos) fizeram parte do butim.

Cerca de dez anos depois, foi a vez de os venezianos invadirem Myra e recuperarem alguns ossos remanescentes de Nicolau. Os venezianos transportaram aqueles restos para a Abadia de São Nicolau, no Lido, em Veneza, e passaram eles também a se vangloriar pela posse das relíquias. São Nicolau foi declarado protetor da frota marítima de La Sereníssima. A ele foram dedicadas várias igrejas e monumentos, como o Duomo do Jardim da Sereníssima, e inclusive a cidade de Sacile, na região do Friuli, da qual ele é o patrono.

Uma dúvida, no entanto, pairou no ar durante séculos: O São Nicolau de Bari é o mesmo Nicolau de Veneza? Em 1982, uma análise de Dna estabeleceu finalmente que os restos pertencem à mesma pessoa. O que sobrou do santo que deu origem a Papai Noel está hoje na Itália.

Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/revista_oasis/333358/S%C3%A3o-Nicolau-O-santo-que-virou-Papai-Noel.htm

Funceme registra chuva em 50 municípios nas últimas 24 horas no Ceará


A maior precipitação aconteceu em Porteiras, com 92 mm, seguido de Jaguaribe (83 mm), Icó (78 mm) e Farias Brito (57 mm).

25/12/2017 query_builder 0:56

O domingo (24) véspera de Natal foi de chuva em 50 municípios cearenses. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), a maior precipitação foi registrada em Porteiras, com 92 mm, seguido de Jaguaribe (83 mm), Icó (78 mm) e Farias Brito (57 mm).

Para esta segunda-feira (25), a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva entre a madrugada e a manhã. No decorrer do dia, céu parcialmente nublado.

Confira as maiores chuvas deste domingo:

Porteiras (Posto: Sitio Saco) : 92.0 mm

Jaguaribe (Posto: Nova Floresta) : 83.0 mm

Icó (Posto: Cascudo) : 78.0 mm

Farias Brito (Posto: Farias Brito) : 57.0 mm

Tauá (Posto: Marruas) : 53.2 mm

Cedro (Posto: Varzea Da Conceicao) : 51.0 mm

Acopiara (Posto: Acopiara) : 48.0 mm

Crato (Posto: Lameiro) : 47.0 mm

São Benedito (Posto: Sao Benedito) : 40.3 mm

Cariús (Posto: Sao Sebastiao) : 40.0 mm

Fonte: http://cearanews7.com/funceme-registra-chuva-em-50-municipios-nas-ultimas-24-horas-no-ceara/

sábado, 23 de dezembro de 2017

Que o Natal seja cada vez mais forte em cada um de nós

   Estava pensando no Natal. Natal significa nascimento. Mais precisamente o nascimento de um deus sol. O primeiro humano cultuado como deus sol de que me lembro foi o Tamus, filho de Ninrode e Semiramis. Mas depois vieram: Hórus, Dionísio, Mitra, Apolônio e Jesus. Os romanos criaram a Igreja Católica, que praticou o sincretismo religioso mais forte que eu conheço, trazendo quase tudo do Mitraismo para sua nova religião. A sede no vaticano, no mesmo lugar dos cultos da Deusa vatika dos Etruscos (daí o nome de vaticano), onde também foi o centro de culto de Apolo e de Mitra. Sacerdotes, a ceia celebrada com pão e vinho, o natal no solstício de inverno, tudo do Mitraismo. O natal católico de Jesus, já foi celebrado em janeiro ( dia 2 e dia 6), em março, abril, setembro e a partir do calendário litúrgico filocaliano do ano 354, em 25 Dezembro. O dia de todos os santos e finado, vem dos Celtas. Nas culturas antigas, quase todas no hemisfério norte, acreditava-se que no inverno, o nível de vibração da vida nesse plano terreno, estava mais baixo, propiciando um maior afloramento das forças espirituais. Nas culturas orientais acredita-se que era nessa ocasião que eram escritos os livros sagrados, pois o espírito atuava mais fortemente sobre os sábios nessa data. Natal, nada mais é do que o fortalecimento do Divino em Nós, e todas as formas de manifestações humanas para celebrar esse momento são válidas.

De tudo que eu falei, o mais importante é o afloramento do Espírito, nosso Sol interior. Por isso, desejo a todos vocês, uma forte presença espiritual, proporcionado uma maior elevação de Consciência, colocando cada um em harmonia com o Espirito Divino que habita em nós. Um feliz natal a todos.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Um cidadão de Cavalo Bravo recebendo o título de Cidadão Sobralense

DSC_0679

Dia 13 de Dezembro de 2017, esta é uma data para ficar na minha memória, pois foi neste dia que recebi uma importante comenda por serviços prestado à Sociedade Sobralense. Como está escrito nos dados biográficos levantado pela assessoria do Vereador Dr. Estevão, que propôs esta homenagem. Serviços prestados como policial, radialista, jornalista, político, sindicalista, educador para o trânsito e participando clubes de serviço. Fiquei até emocionado ao ouvir a leitura do texto pelo mestre de cerimônia. Agradeço ao vereador que propôs  e aos que aprovaram a proposta. Como os vereadores são representantes dos sobralenses, então eu agradeço então à toda esta Sociedades. Também agradeço ao Criador de tudo e à minha família, que proporcionaram as oportunidades de servir.

DSC_0683

DSC_0787

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

VISITA AO CONSELHO TUTELAR DE CRUZ/CE

clip_image002

Kátia – Rosa – Fabíula - Ronny

Cruz. Na manhã desta segunda-feira, 18, estive visitando os Conselheiros do Conselho Tutelar de Cruz. Tive uma recepção excelente e uma acolhida bem carinhosa, afinal, senti-me em casa por estar entre Pessoas Amigas. Lá estavam: Katiane Araújo, Maria Rosenilda (Rosa Farias), Fabíula Freitas e Ronny Brandão. Estava ausente a ilustre Conselheira Maria Queiroz, mas, seu trabalho foi muito elogiado pelos seus colegas do Conselho

clip_image004

Após uma boa conversa sobre amenidades, lancei o convite para uma entrevista coletiva para o Programa A Comunidade e o Cidadão, ZYL – 383 - Rádio FM Comunitária 6 de Abril 98,7MHz (www.seisdeabrilfm.com.br). Programa que vai ao ar todas as terças-feiras às 7:30, uma produção e apresentação do Dr. Lima. Convite aceito, entrevista realizada.

Falamos sobre a logística do Conselho Tutelar, que está bem atualizada, com ambiente agradável e aconchegante, sala para atendimento dos clientes, computadores, mesas e material de expediente. Logo estarão com um veículo a disposição.

Os Conselheiros demostraram comprometimento com o seu trabalho, satisfação no atendimento, sorriso espontâneo e atitudes carinhosas, o que testemunham o prazer em servi e o nível de qualificação profissional. Rosa falou sobre o que é e o que faz o Conselho Tutelar, o papel dos Conselheiros e suas atribuições. Fabíula, sempre sorridente, falou do prazer em ser conselheira e que tinha como referência os sábios ensinamentos de sua mãe, enquanto Katiane expressava sua preocupação com a imagem que ainda propagavam sobre o Conselho Tutelar, por parte de algumas pessoas desinformada, que ainda fantasiavam uma imagem assustadora para crianças, quando o correto seria educar as crianças para uma imagem de uma instituição que luta em defesa dos Direitos da Criança. ‘

clip_image006

Dr. Lima

Não tive nenhuma dificuldade para conduzir a entrevista, pois, como parceiro da ONG Catavento Comunicação e Educação Ambiental - Fortaleza, trabalhávamos a divulgação do ECA que me rendeu o imenso prazer de receber o Título de Jornalista Amigo da Criança – ANDI – 2005. Esperamos ter dado a nossa contribuição para um melhor conhecimento do que é e o que faz o Conselho Tutelar.

A matéria completa pode ser acompanhada durante a entrevista, será apresentada na terça feira.

Dr. Lima

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

NOTA DE ESCLARESCIMENTO


A Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz – FAC, na pessoa de seu Presidente Antonio dos Santos de Oliveira Lima, vem a público esclarecer os moradores das comunidades de Preá, Rancho do Peixe e Formosa que não reconhece a Comissão Coordenadora Eleitoral como legítima e detentora de poderes legais estatutários para instauração e condução do processo eleitoral da Associação Comunitária do Preá, Cruz/CE, cujo pleito será realizado em 17/12/2017, pois a constituição da referida comissão não cumpriu o disposto nos Art. 42, Art. 43 alínea a, Art. 45 parágrafo 3º alíneas a e b: Art. 46 e 47, parágrafo 5º e Art. 56 alínea c, do Estatuto da referida associação.
Outro sim, as irregularidades praticadas são de inteira responsabilidade da Diretoria da Associação Comunitária do Preá por descumprir os dispositivos estatutários da referida associação.
Preá, Cruz/CE, 14 de dezembro de 2017.


Antonio dos Santos de Oliveira Lima
Presidente da FAC

Meu neto Henrique, sempre interativo

P_20171213_214009

Meuto Henrique quase meia noite e ele participando de tu na festa de seu tio Dennis. Depois das fotos, ainda estava disposto, inclusive comeu piza com todos nós. Esse rapazinho de 18 meses é demais.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Parabéns meu filho

DSC00564

Dia doze de doze de cada ano nossa fam´lia se junta para comemorar o aniversário do nosso Dennis. Este ano não foi diferente, mais uma vez nos unimos para parabenizar e desejar tudo de bom e abraçar este fiho que nos dar muitas alegrias todos os e nos faz feliz. Que o Criador de Tudo lhes proporciones sucesso, paz, alegrias e bênçãos. Parabéns filho.

Minhas alegrias de ontem e que durarão para sempre

DSC00578DSC00570

Na primeira foto, ladeado por mim e sua mãe Lucimar, meu filho Denneis colando grau, ao final de uma longa jornada universitária, mas enfim coroado de sucesso, concluiu  seu curso de Direito, para a alegria e felicidade  de toda a família.

Na segunda, eu recebendo o título de Cidadão Sobralense, meu amigo Elenilton Roratto, assessor do Vereador Dr. Estevão, responsável pela comenda.Título que agradeço de coração e dedico a toda minha família.

Posteriormente estarei colocando mais fotos e mais detalhes dos dois momentos de alegria.