domingo, 4 de agosto de 2019

SENAR CAPACITA FRUTICULTORES EM LAGOA DO MATO


JacintoPereira.com

Fruticultores do Município de Cruz-CE são capacitados em fruticultura Irrigada na Comunidade Rural de Lagoa do Mato.

lu675287i5_tmp_184080e463657339

Cruz. Fruticultores das Comunidades Rurais de Canafístula, Cedro, Cruz, Frei Jorge, Iús, Lagoa do Mato, Lagoa Salgada, Paraguai, Poço Doce e Preá, participaram de uma capacitação sobre fruticultura irrigada, que foi ofertado pelo SENAR, em parceria com a ADCLAM – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Lagoa do Mato, Cujo Presidente é o Senhor Oderno Paiva.

O curso, com Carga Horária de 24 horas/aulas, durou três dias, de 31 de julho a 02 de agosto (quarta, quinta e sexta feiras) e foi ministrado pelo Instrutor do Senar-CE, Professor Janílson de Sousa Morais e Coordenado por Paulo James, também do SENAR. O Curso, com Certificado, tinha como objetivo capacitar produtores rurais para produção de frutas usando métodos modernos de irrigação com economia de água e produção orgânica.

lu675287i5_tmp_d0aeb88304f8a159

A ementa do curso constava de sistemas de irrigação, preparação de covas, espaçamento, adubação, podas, controle de pragas e doenças em plantas frutíferas usando métodos alternativos para produção orgânica.

O curso foi avaliado, pelos cursistas, como sendo de muita importância para os fruticultores, pois, lhes proporcionou novos conhecimentos, para os que já atuam na produção de frutas e também qualificou aqueles que objetivam iniciar a implantação de um pomar em suas propriedades, visando uma renda a mais para os Agricultores Familiares participantes do curso.

A participação teve cem por cento de aproveitamento, tanto nas aulas práticas quanto na teoria ministrada em sala de aula.

lu675287i5_tmp_a5c10b76bca7e120

Outra importância deste curso foram os momentos de socialização entre os fruticultores, que trocaram suas experiências e fortaleceram os laços de amizades, uma vez que reuniu pessoas de dez comunidades circunvizinhas.

lu675287i5_tmp_448712fbfbdc966f

As habilidades e conhecimentos dos instrutores tornaram o curso interessante e foram decisivos para manter os cursistas animados e demonstrarem interesses pelo conteúdo do curso assegurando suas permanências até o final do curso.

O Engenheiro Agrônomo Antonio dos Santos, que é Presidente da FAC -Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz, também participou do curso e disse ser uma oportunidade de atualizar e adquirir novos conhecimentos, pois, considerou os instrutores altamente competentes e muito bem preparados e habilidosos na transferência de conhecimentos e usou material impresso de excelente qualidade e fez atividades práticas bem objetivas.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário