A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), por meio da gestão da Área de Preservação Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca, participou, entre os dias 5 e 6 de março, da programação em comemoração aos 31 anos de emancipação do Município de Jijoca de Jericoacoara. Foram distribuídas mudas de plantas nativas e frutíferas para a população às margens da Lagoa.
Este tipo de ação integra o Programa de Valorização de Especies Nativas do Estado do Ceará, conforme Lei Estadual nº 16.002, de 02/05/2016. Na ocasião, também foi realizado o mutirão de limpeza da orla da Lagoa de Jijoca, em conjunto com os participantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), população em geral e servidores públicos.
O Gestor da APA, Clóvis Lima, informou que as ações “fomentam a educação ambiental dentro da Unidade de Conservação, contribuindo para arborização em espaços públicos e privados, valorizando a vegetação nativa do Estado, e divulgando a importância de preservar a APA, que tem um número significativo de visitantes por ano”. As ações integram as diretrizes ambientais dispostas no Plano de Manejo da UC.
Em paralelo, ocorreu a 1ª Feira da Agricultura Familiar, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jijoca em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. A realização foi da Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, em parceira Secretaria do Meio Ambiente SEMA.
Fonte: http://www.oacarau.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário