sexta-feira, 3 de abril de 2015

TOP 10 MAIORES ESTRELAS DO UNIVERSO

 

Postado por: Adriano Lucas 10 de junho de 2014

Nesta seleção estão as 10 maiores estrelas do universo, de acordo com seus diâmetros. Já o diâmetro é determinado como um razão para o diâmetro solar. A estrela é definida como esfera de plasma grande e luminosa, mantida íntegra por gravidade.
De forma geral, a estrela nasce em região denominada como berçário estelar. Os berçários pelo Cosmo possuem nuvens moleculares gigantes. As nuvens são formadas pelo gás e poeira e são capazes de chegar a ocupar área semelhante à de todo sistema solar. Pela ação da gravidade, a poeira e gases se unem e a nuvem molecular inicia a perda das suas partes mais densas.
E aos poucos, um pedaço que não está preso, que recebe ainda mais densidade e calor, passa a girar em torno de si, até transformação em tipo de disco. O nascimento da estrela é com a temperatura e densidade no disco, muito altas, que seus átomos de hidrogênio se fundem, virando hélio.

10°

V766 Centauri

V766 Centauri uma das maiores estrelas do mundo
Esta é a maior estrela amarela já encontrada, com tamanho 1300 vezes maior que o diâmetro do Sol, sendo detectada com interferômetro do telescópio VLT do observatório com instalação na França. A estrela é parte do sistema formado por 2 estrelas.

Mu Cephei

Mu Cephei um das maiores estrelas do universo
Trata-se da estrela super gigante vermelha, na constelação de Cepheus, e uma das maiores e mais luminosas estrelas determinadas em Via Láctea. A cor da Mu Cephei foi percebida por William Herschel, este a descreveu como “cor vermelha e profunda”.

KY Cygni

estrela ky cygni star
A estrela supergigante vermelha KY Cygni é a oitava posição, entre as 10 maiores estrelas do universo. A localização é na constelação de Cygnus, e trata-se de uma das maiores estrelas determinadas, uma das mais luminosas.

VY Canis

VY Canis
Esta estrela é hiper gigante vermelha na constelação de Canis Major, e o raio é de aproximadamente 1420 raios solares. Esta estrela possui 2.800.000.000 km de diâmetro, e um avião a 900 km/h gastaria 1100 anos para completar única volta ao seu redor.

KW Sagitarii

KW Sagitarii

A estrela hipergigante vermelha é sexta posição nesta seleção. É localizada a aproximadamente 9800 anos-luz de distância do Sol, e o diâmetro é de aproximadamente 1460 vezes o do Sol. O volume marca 3.000.000.000 sóis, sendo localizada em constelação de Sagittarius.

V354 Cephei

V354 Cephei
V354 Cephei é estrela hipergigante vermelha que está na Via Láctea, a cerca de 9000 anos-luz de distância do Sol. O seu diâmetro marca 1520 vezes o diâmetro do Sol. E se colocada no centro do sistema solar, a superfície da V354 Cephei se estenderia entre órbita de Júpiter e de Saturno.

RW Cephei

RW Cephei
Trata-se da hipergigante vermelha da classe m, em constelação de cepheus. O seu raio é estimado em 1650 raios solares, e é quase tão grande quanto à órbita de Júpiter, considerada estrela variável semi-regular, de superfície sujeita a oscilações de luminosidade e temperatura, ocupando a quarta posição entre as 10 maiores estrelas do universo.

NML Cygni

NML Cygni estrelas
NML Cygni é popular também como V1489 Cygni, estrela hipergigante vermelha, e são cerca de 1650 raios solares. É considerada uma das supergigantes mais luminosas; e sua distância da Terra tem estimativa em torno de 5300 anos-luz.

VV Cephei A

estrela VV Cephei A
VV Cephei A é supergigante em segunda posição, entre as 10 maiores estrelas do universo. O espectro luminoso desta estrela é classificado como do tipo MS, e tem em torno de 1600 a 1900 vezes o diâmetro do Sol.
E se distribuída no centro do sistema em lugar do Sol, a superfície da estrela se estenderia além da órbita de Júpiter. É denominada 275.000-575.000 vezes mais luminosa, em comparação com o Sol. Já a massa desta estrela especial é estimada em torno de 100 massas solares.

WOH G64

estrela WOH G64
A primeira posição é da WOH G64, estrela hipergigante vermelha na Grande Nuvem de Magalhães. A estrela marca 2000 vezes o raio do Sol, com tamanho estimado em 2.985.000.000 de quilômetros.
Um fator interessante a observar sobre as estrelas é referente às suas “impressões digitais”. A melhor forma para estudo da luz da estrela é o espectro da mesma. O espectro da estrela é como a impressão digital, pois cada estrela possui um espectro único. Os espectros podem ser úteis, por exemplo, na diferenciação de 2 estrelas.

Fonte: http://top10mais.org/top-10-maiores-estrelas-universo/#ixzz3WFdFzSAd

Nenhum comentário:

Postar um comentário