quarta-feira, 25 de março de 2015

PRAIA DO PREÁ. A TRADICIONAL FESTA DE SÃO JOSÉ

 

Pegue a esteira e o seu chapéu, vamos para a praia que é dia de São José. Na areia escrevi seu nome, mas, logo eu apaguei, temendo que alguém pisasse em seu nome Maria Izabel.

Cruz. Aproxima-se o Dia de São José, 19, Padroeiro do Ceará. Na Praia do Preá, é um dia de muita movimentação. Tradicionalmente, cerca de 15.000 pessoas comparecem, chova ou faça sol, para o gostoso banho de mar. Barracas são montadas na orla marítima para vender os mais variados produtos: bijuterias, roupas, calçados, brinquedos, alimentos, frutas, bebidas, bolsas e chapéus etc.

Seu Paulinho é um vendedor feirante que há seis anos participa dos Festejos à São José em Preá, vindo do Município de Tururu. Ele diz que vende bem, por isto está sempre presente. Outros barraqueiros já estão se instalando na expectativa de fazerem bons negócios. É comum a presença de vendedores de Cruz, Acaraú, Bela Cruz, Camocim e até mesmo de Fortaleza.

clip_image002

Banca de Seu Paulinho – Tururu

Este ano, no Dia de São José, a maré está cheia às 4h e às 10h30m, estará em seu nível mais baixo, voltando a ficar cheia somente às 16hs, segundo a Tábua das Marés. Esta situação torna a praia ideal para o gosto banho de mar.

clip_image004

Praia do Preá - cruz

Enquanto a maré baixa favorece os banhistas, as barracas já ocupam a maior parte da areia deixando pouco espaço para o deslocamento das pessoas e montagem das bancas dos feirantes.

clip_image006

kaitesurf

Ao entrarem na água, os banhistas devem ficar atentos com a presença dos praticantes de kaitesurf que põem em risco a integridade física das pessoas que vão para água.

Festejos a São José

A Festa Religiosa alusiva a São José, Padroeiro da Comunidade do Preá, tive início domingo, com a procissão de abertura saindo da Igreja de São Pedro, às 19hs, seguindo pela Avenida Francisco Xavier Chaves até a nova Igreja de São José, que fica ao lado da Av. Beira Mar. É a primeira vez que a festa é realizada nesta igreja que ainda se encontra em fase de construção. As celebrações serão realizadas dias 16 e 17, na Igreja de São Pedro, e dias 18 e 19, na Igreja de São José.

clip_image008

Igreja de São José – Preá

Veículo é incendiado na Praia o Preá

No final da tarde de domingo, uma moto chocou-se com um veículo de propriedade de uma pessoa do circo Motoka que estava instalado há dias nesta comunidade.

clip_image010O motoqueiro, um jovem da comunidade do Preá, recém-chegado de São Paulo, saiu com várias fraturas. Algumas pessoas revoltadas queimaram o veículo e anunciaram a queima do circo, caso, não fosse retirado imediatamente.

Veículo do circo Motoka

Rapidamente, o circo foi desarmado e retiraram-se ainda na noite de domingo. Uma atitude que não agradou à população, pois, não reflete o comportamento do povo pacato do Preá, não sendo, esta, a melhor forma de punir os culpados. A Federação das Associações Comunitária do Município de Cruz emitiu uma nota de repúdio a esta atitude inconsciente.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário