terça-feira, 31 de outubro de 2023

Desemprego cai a 7,7% no terceiro trimestre, menor taxa para o período desde 2014

Considerando diferentes períodos, a taxa de 7,7% é a mais baixa desde o trimestre que se encerrou em fevereiro de 2015

Presidente Lula e ministro Fernando Haddad participam de reunião no Palácio do Planalto - 25/05/2023
Presidente Lula e ministro Fernando Haddad participam de reunião no Palácio do Planalto - 25/05/2023 (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

247 - A taxa de desemprego no Brasil atingiu a marca de 7,7%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (31). Esse percentual representa o menor índice para esse período desde 2014, quando a economia nacional enfrentava uma crise e registrou 6,9% de desempregados. O dado histórico mostra que, considerando diferentes períodos, a taxa de 7,7% é a mais baixa desde o trimestre que se encerrou em fevereiro de 2015, quando atingiu 7,5%, conforme destacou o IBGE.

No segundo trimestre, a taxa estava em 8%, segundo a série histórica comparável da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). Com essa redução na taxa de desemprego, a população considerada desempregada no Brasil no terceiro trimestre foi de 8,3 milhões, em comparação aos 8,6 milhões nos três meses anteriores.

A Pnad engloba tanto o mercado de trabalho formal quanto o informal, abrangendo desde empregos com carteira assinada e CNPJ até trabalhos informais e eventuais.

Já no trimestre móvel até agosto, parte integrante de outra série da pesquisa, a taxa de desemprego já apontava uma queda, marcando 7,8%, com o número de desocupados atingindo 8,4 milhões no mesmo intervalo

O resultado está em conformidade com as expectativas do mercado financeiro, sendo a projeção de 7,7% na mediana, de acordo com analistas consultados pela agência Bloomberg.

Fonte:  https://www.brasil247.com/economia/desemprego-cai-a-7-7-no-terceiro-trimestre-menor-taxa-para-o-periodo-desde-2014-v2hoq4bz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário