quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Preço das carnes caiu 9,29%, em média, em 2023

 

O churrasco do brasileiro ficou mais barato neste ano. Os cortes com as maiores reduções de preço foram a costela e o filé-mignon

Homem compra carne em um açougue de Santo André, São Paulo.
Homem compra carne em um açougue de Santo André, São Paulo. (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

247 - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), prévia do indicador usado como referência para a meta de inflação, acelerou em dezembro, quando registrou alta de 0,40%, pressionado por um forte aumento das passagens aéreas, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Por outro lado, os preços das carnes tiveram uma notável queda ao longo do ano de 2023, destaca a revista Exame.

A inflação fechou o ano em 4,72%, abaixo do teto da meta estabelecida, e os alimentos desempenharam um papel crucial para atingir esse resultado. A alimentação no domicílio registrou uma redução de 0,82%, com destaque para a expressiva diminuição nos preços das carnes, que apresentaram uma média de queda de 9,29%.

Os cortes mais apreciados para um bom churrasco viram seus preços despencarem. A picanha, por exemplo, teve uma queda de 9,49%, enquanto a alcatra registrou uma redução ainda mais significativa, alcançando 9,93%. Os amantes do cupim também têm motivos para comemorar, já que esse corte ficou 5,16% mais barato. A costela na brasa, por sua vez, liderou a lista de reduções, apresentando uma queda expressiva de 12,41%. O filé-mignon teve uma redução de 12,13%, e o contrafilé não ficou muito atrás, registrando uma queda de 8,38%. 

Fonte: https://www.brasil247.com/economia/preco-das-carnes-caiu-9-29-em-media-em-2023-ga2lfqax

Nenhum comentário:

Postar um comentário