segunda-feira, 11 de março de 2024

Brasileiros e americanos se encontrarão para elaboração de acordos contra o racismo

 

Parlamentares da bancada negra dos EUA visitam o Brasil para discutir implantação de acordo antirracista

Estão previstas reuniões e encontros com ministérios, parlamentares e organizações da sociedade civil

Mobilização contra a desigualdade racial no Brasil
Mobilização contra a desigualdade racial no Brasil (Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil)

247 - Uma delegação de congressistas da bancada negra dos Estados Unidos está programada para visitar o Brasil entre os dias 24 e 29 de março, com o intuito de debater o Plano de Ação Conjunta para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica (Japer) e discutir sua implementação. 

Segundo a Folha de S. Paulo, o grupo, liderado pelos deputados Sydney Kamlager-Dove, também presidente da bancada brasileira no Congresso dos EUA, e Jonathan Jackson, participará de uma agenda que inclui visitas a um quilombo em Brasília, reuniões com o governo e parlamentares. A visita deverá ser encerrada com uma passagem por um terreiro em Salvador (BA).

Eles serão acompanhados por representantes do Fundo de Defesa legal da Naacp, organização histórica do movimento negro americano, da Mothers Against Police Brutality (mães contra a brutalidade policial) e da Universidade Howard. O Japer, um acordo estabelecido entre Brasil e Estados Unidos em 2008, busca coordenar esforços conjuntos para combater o racismo. 

Durante a visita, estão previstas reuniões com diversas entidades governamentais, como o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, o Ministério da Justiça e o Itamaraty. Além disso, a delegação participará de um café da manhã com a Frente Parlamentar Antirracista do Congresso brasileiro, envolvendo também deputados indígenas e da frente LGBT. A parte final da agenda se concentrará em Salvador, onde a comitiva se encontrará com políticos locais, candidatos nas eleições municipais e organizações da sociedade civil. O foco será discutir questões como a violência política contra negros e indígenas.

A viagem será encerrada com uma visita ao terreiro Mãe Jaciara, abordando a questão do racismo religioso no Brasil, tema que, embora não faça parte do Japer, é considerado relevante pela delegação.

Fonte:  https://www.brasil247.com/brasil/parlamentares-da-bancada-negra-dos-eua-visitam-o-brasil-para-discutir-implantacao-de-acordo-antirracista

Nenhum comentário:

Postar um comentário