quinta-feira, 7 de março de 2024

Lula fortalecendo cada vez mais as parcerias com países europeus

 

20 h 
🇧🇷 🇪🇸 Resumo da coletiva de imprensa da visita do presidente do Governo da Espanha Pedro Sánchez:

- É motivo de grande alegria receber o presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez. Hoje, pudemos comprovar mais uma vez a grande afinidade entre os nossos governos. Espanha e Brasil são duas grandes democracias que enfrentam o extremismo, a negação da política e o discurso de ódio, alimentados por notícias falsas. Nossa experiência no enfrentamento da extrema direita, que atua coordenada internacionalmente, nos ensina que é preciso unir todos os democratas. A defesa da democracia está inevitavelmente ligada à luta contra todas as formas de exclusão.

- Brasil e Espanha têm registrado episódios de racismo, de discriminação racial e de xenofobia, inclusive no futebol. Só um projeto social inclusivo nos permitirá erigir sociedades prósperas, livres, democráticas e soberanas. Na reunião de hoje decidimos seguir avançando nesse caminho com medidas concretas.

- A Espanha é o segundo país de origem de investimento direto estrangeiro no Brasil, com empresas consolidadas e estoque de cerca de 60 bilhões de dólares. Apresentei ao Presidente
Pedro Sánchez Pérez-Castejón e aos empresários que o acompanham as oportunidades que se abrem nas áreas de infraestrutura e sustentabilidade com o novo PAC e com o Programa de Neoindustrialização. Nossos países avançam a passos largos na área de energias renováveis, um campo de cooperação que muito nos interessa. O potencial do Brasil é ilimitado para a geração de eletricidade a partir de fontes limpas como biocombustíveis, eólicas, solar e hidrogênio verde.

- Não sejamos algoritmos. Sejamos humanistas. Se o que ocorre em Gaza não é um ato de desumanidade eu não sei mais o que é. A primeira coisa que o Brasil fez foi condenar os atos terroristas do Hamas. Mas não podemos deixar de condenar a atuação do governo de Israel com relação aos palestinos. #EquipeLula

📸 Ricardo Stuckert

Nenhum comentário:

Postar um comentário