sábado, 9 de março de 2024

Renda dos trabalhadores brasileiros sempre cresceu nos governos de Lula

 

Renda do trabalho dos brasileiros cresce 11,7% em 2023, na maior alta desde o Plano Real

O número é quase o dobro do registrado em 2022 e o melhor resultado desde 1995. Além disso, a renda real domiciliar per capita saltou 12,5% no ano passado

Fernando Haddad e Lula
Fernando Haddad e Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

247 - Em 2023, a renda do trabalho dos brasileiros experimentou um aumento significativo, registrando o maior salto desde o período do Plano Real, segundo a Folha de S. Paulo. Esse marco histórico coincide com uma série de fatores econômicos e políticas públicas que impulsionaram o poder de compra no país. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,9% em 2023, a massa de rendimentos do trabalho teve um aumento real de 11,7%, superando a inflação. Essa elevação é quase o dobro do registrado em 2022 (6,6%) e representa o melhor resultado desde 1995, conforme cálculos realizados por Marcos Hecksher, do Ipea.

Além disso, informações fornecidas por Marcelo Neri, diretor da FGV Social, revelam que a renda real domiciliar per capita teve um salto de 12,5% no último ano. Essa análise considera a renda das famílias dividida pelo total de membros. Ambos os indicadores têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) do IBGE. Para Neri, um dos principais impulsionadores desse aumento na renda em 2023 pode ser atribuído ao efeito do Bolsa Família. Ele destaca que ao direcionar recursos fiscais para programas voltados para os mais pobres, há um efeito multiplicador considerável não apenas na renda, mas também no emprego, contribuindo assim para a redução da pobreza e da desigualdade.

Estudos conduzidos por Neri e outros autores evidenciam a potência multiplicadora de programas como o Bolsa Família na renda e no emprego. Naercio Menezes Filho, do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância, ressalta que para cada R$ 1 adicional per capita oferecido em programas como o Bolsa Família, o PIB per capita do município onde esses recursos são aplicados aumenta em R$ 4.

Esses dados revelam não apenas um avanço significativo na renda do trabalho dos brasileiros, mas também a importância de políticas públicas voltadas para a redução da desigualdade e o estímulo ao emprego, refletindo positivamente no desenvolvimento econômico do país.

Fonte:  https://www.brasil247.com/economia/renda-do-trabalho-dos-brasileiros-cresce-11-7-em-2023-na-maior-alta-desde-o-plano-real

Nenhum comentário:

Postar um comentário