sábado, 11 de fevereiro de 2023

Correios doarão chips para ajudar na comunicação dos ianomâmi

 

Ontem foram instaladas 17 antenas móveis no território indígena. Novo presidente dos Correios recebe trabalhadores, ressalta papel da empresa pública e garante diálogo

www.brasil247.com - (Foto: Twitter/FAB)

RBA - A operadora Correios Celular, ligada à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, fornecerá 1 mil chips de celular para comunidades Yanomami, anunciou nesta sexta-feira (10) o Ministério das Comunicações (MCom). O ministério confirmou ontem (9) a instalação de 17 antenas móveis de conexão banda larga via satélite em territórios dos indígenas. O próximo passo é entregar os chips ao Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária da população Yanomami.

Com a medida, os Correios esperam ampliar a capacidade de comunicação entre as comunidades Yanomami e as equipes que prestam assistência. As antenas e os dispositivos de comunicação permitirão ainda melhores condições para o atendimento médico.

Os Yanomami passam por crise humanitária decorrente do garimpo ilegal, responsável por uma série de impactos sanitários e ambientais. Além de doenças como malária e pneumonia, os indígenas também sofrem com desnutrição e alta taxa de mortalidade de bebês no primeiro ano de vida.

Em outra ponta, a Polícia Federal (PF) e as Forças Armadas deflagraram nesta sexta operação para destruir aeronaves e maquinários do garimpo. O objetivo é garantir o funcionamento de bases policiais permanentes para apoio e monitoramento da retirada dos mais de 20 mil garimpeiros do território. A Força Nacional fará a operadas das bases, enquanto o Exército, a operação logística. Participam também agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A operação da PF contra lavagem de dinheiro oriundo de garimpo ilegal alcançou hoje a irmã do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), Vanda Garcia de Almeida. Agentes chegaram à residência dela de madrugada. Em nota, o governador de Roraima afirmou que “desconhece o teor da investigação (da PF) contra sua irmã”.

Empresa pública e responsabilidade social

O novo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, se reuniu nesta quinta com dirigentes sindicais da CUT e da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect). Santos afirmou que sua missão será fortalecer a empresa e seu caráter público, assim como o diálogo com os representantes dos trabalhadores, que lutaram contra o desmonte da empresa e a tentativa de privatização por parte do governo de Jair Bolsonaro. 

Santos é advogado, professor universitário e foi coordenador-adjunto do grupo de juristas Prerrogativas. O Conselho de Administração dos Correios aprovou a indicação de seu nome para a presidência da estatal no dia 3 de fevereiro.

A expectativa dos representantes sindicais é estabelecer nova relação com a mudança na direção da empresa. “Muda tudo”, disse o secretário de Comunicação da Fentect-CUT, Emerson Marinho. “Antes tínhamos uma gestão militarizada, com corte do diálogo, assédio moral e pressão contra trabalhadores”, lembrou o dirigente.

“Esperamos dessa nova gestão que os trabalhadores sejam tratados com respeito e voltem a ter espaço e diálogo permanente para a resolução de demandas e possíveis conflitos”, afirmou Amanda Corsino, dirigente da CUT e presidenta do Sindicato dos Trabalhados em Correios e Telégrafos do Distrito Federal (Sintect-DF).

O ex-ministro das Comunicações Ricardo Berzoini participou do encontro. Berzoini comandou também as pastas de Relações Institucionais, Previdência Social e Trabalho nos governos anteriores de Lula e Dilma Rousseff. Segundo o ex-ministro, Fabiano Silva dos Santos “enxerga o potencial” dos Correios na área da logística e “saberá explorar todas essas potencialidades”.  

Afirmou ainda que os Correios têm papel estratégico para que o governo federal possa ampliar políticas de Estado para a população, pois a empresa está presente em todo território nacional.

Não se tem notícias de que operadoras privadas de telefonia tenham adotado alguma medida semelhante à da Correios Celular em territórios Yanomami.

Com informações da RBA, Agência Brasil e CUT

Fonte: https://www.brasil247.com/brasil/correios-doarao-chips-para-ajudar-na-comunicacao-dos-ianomami

Nenhum comentário:

Postar um comentário